COLUNA DO MOCHILA MONTADA

 

 

LULA ENTREVISTALewandowski autoriza Lula a dar entrevista para jornal

Yasuyoshi Chiba / AFP

Nesta sexta-feira (28), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba desde 7 de abril, conceda entrevista para a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, na prisão. Segundo a decisão, a Superintendência da Polícia Federal deve marcar data e horário da entrevista em acordo com o jornal.

Inicialmente, a Folha teve o pedido negado pela 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que alegou não haver “previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares”. Ao recorrer ao STF, o veículo argumentou que a decisão “impôs censura à atividade jornalística e mitigou a liberdade de expressão, em afronta a decisão anterior do Supremo”

O ex-presidente, que teve a candidatura negada pelo TSE e foi substituído por Haddad como candidato do PT à Presidência, foi condenado em segunda instância na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Essa foi a primeira vez que Lula teve uma decisão favorável sobre pedidos de entrevista na prisão.

 

FURACÃO ROSAFuracão Rosa: Tempestade ganha força e ameaça México e EUA

O furacão Rosa se transformou em uma grande tempestade no Oceano Pacífico, provocando ventos contínuos máximos de quase 230 quilômetros por hora, e sua intensidade não deve variar muito na próxima madrugada, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) na noite de quinta-feira (27).

O Rosa, uma tempestade de Categoria 4 na escala de ventos de furacão Saffir-Simpson de cinco graus, estava a cerca de 975 quilômetros ao sudoeste do extremo sul da Baixa Califórnia e seguindo para o oeste a quase 15 quilômetros por hora.

“Não se prevê uma mudança significativamente grande na força de madrugada, mas um enfraquecimento lento é esperado até o sábado e uma redução maior na velocidade do vento é prevista no início da semana que vem”, informou o NHC em seu boletim.

A previsão alertou que ondas grandes geradas pelo Rosa devem afetar partes dos litorais do sudoeste do México, do sul da Península da Baixa Califórnia e do sul da Califórnia no final desta semana e durante o final de semana.

“Estas ondas grandes devem causar condições para arrebentações e correntes de retorno com risco de morte”, disse o NHC, sediado em Miami, acrescentando, porém, que não há vigílias ou alertas litorâneos em vigor.

 

BOLSONARAO MOURÃOBolsonaro desautoriza Mourão e defende o 13º salário

Humberto Rezende / Deborah Fortuna e Marcos Amorozo*

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, usou as redes sociais, nesta quinta-feira, para rebater uma fala do candidato à vice em sua chapa, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), sobre o 13º salário. Como noticiou este blog, Mourão defendeu, durante palestra no Rio Grande do Sul, uma reforma trabalhista e questionou o 13º salário, que classificou como um dos absurdos da legislação brasileira.

Após repercussão negativa, Bolsonaro publicou em sua conta uma defesa do 13º salário. Sem citar Mourão, afirmou: “O 13º salário do trabalhador está previsto no Art. 7º da Constituição, em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa a quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”.TWITTER DE BOLSONARO

Não é a primeira vez que o capitão da reserva contraria seus companheiros de campanha. Na semana passada, o guru econômico de Bolsonaro, Paulo Câmara, havia proposto o retorno da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Por meio do Twitter, também, Bolsonaro descartou a volta do tributo e postou uma foto com o economista para amenizar especulações de divergências na campanha.

Reação de adversários

A fala de Mourão gerou reações de outros candidatos à Presidência. Geraldo Alckmin (PSDB) criticou a postura e asMOURÃO CRITICA atitudes da família do candidato. “A campanha de Bolsonaro é lamentável. O filho, vereador pelo RJ, passa o dia me atacando com mentiras. Ontem, imitando o pai, fez apologia à tortura. O vice, depois de ofender indígenas, negros e mulheres, ataca agora o 13º e as férias dos trabalhadores. E querem a volta da CPMF”, escreveu.

O presidenciável Guilherme Boulos (PSol) também criticou a posição de Mourão. “Vice de Bolsonaro disse que é contra o pagamento de férias e 13° salário que seriam “mochilas nas costas” dos empresários. O projeto de Brasil de Mourão é o dos direitos políticos durante a ditadura militar com os direitos trabalhistas de antes da abolição da escravidão”, afirmou.

* Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

ZIRALDO 

Ziraldo segue internado no Rio com quadro grave, mas estável

Estadão Conteúdo

O cartunista e escritor Ziraldo segue internado no Rio de Janeiro com um quadro grave, mas estável, após um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele deu entrada na quarta-feira (26) e um novo boletim, divulgado nesta quinta, 27, diz que ele permanece estável.

O hospital informa ainda que não serão divulgados novos boletins nesta quinta-feira (27).

Em 2013, o autor sofreu um enfarte leve na Feira do Livro de Frankfurt, e depois foi submetido a um cateterismo. Em 2014, foi internado no mesmo hospital no Rio para passar por exames. Recentemente, em agosto, Ziraldo participou da Bienal do Livro de São Paulo, onde lançou sua primeira grande parceria com Mauricio de Sousa, o livro MMMMM – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica.

Veja o boletim desta quinta-feira:

“Rio de Janeiro, RJ (27 de setembrde 2018) – O Hospital Pró-Cardíaco informa que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde da última quarta-feira (26/9), com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e segue estável.”

COLUNA DA DENISE MONTADA

 

 

 

 

BOLSONARO X MOURÃO

Adversários vão usar declarações Mourão contra 13º e adicional de férias

 

A campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) planeja levar ainda hoje ao seu programa de tevê as declarações do general Hamilton Mourão criticando o 13º salário e o adicional de férias. O PT também avalia essa possibilidade. As afirmações do candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro foram publicadas em primeira mão neste blog e na coluna Brasília-Df na edição impressa do Correio Braziliense. Foram dadas numa palestra de Mourão à CDL de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Entre outras propostas, Mourão menciona a necessidade de implementação “séria” da reforma trabalhista. E cita o 13º e o adicional de 1/3 nas férias como “jabuticabas” que pesam na mochila nas costas dos empregadores. E diz:”como, se a gente arrecada 12, pagamos 13?” (veja o vídeo da palestra no post abaixo. A referência ao 13º está no trecho a partir de 20’25”).

O candidato Jair Bolsonaro, que deixa o hospital amanhã, sentiu o estrago que a declaração pode causar e, pela terceira fez, desautorizou o vice. No twitter, o capitão reformado diz, nas entrelinhas, que o general desconhece a Constituição. “O 13° salário do trabalhador está previsto no art. 7° da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa à quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”, diz o post do candidato.

Mourão causou polêmica ao dizer há alguns dias que famílias criadas por mães e avós eram fabricas de desajustados. Antes disso, foi criticado ainda por defender a reforma da Constituição sem passar pelo Congresso Nacional. Nas duas vezes, o capitão reformado enquadrou o general.

Num país que já viu três vices no comando em menos de 50 anos _ José Sarney, 1985; Itamar Franco, 1992; e, agora, Michel Temer, as declarações daqueles que ficam em segundo plano passaram a ter peso na hora do voto.

MUNDO DO FUTEBOL2

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Caio Falcão)
(Foto: Caio Falcão)

Evandro Carvalho é reeleito presidente da FPF

Mandatário terá mais quatro anos à frente da instituição

Por Assessoria FPF

Evandro Carvalho foi reeleito, na tarde desta terça-feira (25), como presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), para o quadriênio 2019/2022. A assembleia foi realizada na sede da entidade e deu novo mandato ao dirigente. O evento contou com a participação de mais de 50 presidentes dos clubes filiados à FPF. Candidato único, a chapa de Evandro Carvalho tem como 1º vice-presidente Pedro Lacerda, 2º vice-presidente Murilo Falcão e pelo 3º vice-presidente Paulo Wanderley.

A mesa foi composta pelos membros da Comissão Eleitoral Gildenor Eudócio de Araújo Pires Júnior, Aguinaldo Fenelon de Barros e João Firmino de Paula Cavalcante Neto. O desembargador Etério Galvão e o presidente da Escola de Arbitragem Argemiro Félix de Sena, Sebastião Rufino, também compuseram a mesa. O presidente do Clube Náutico Capibaribe, Edno Melo, fez a leitura do artigo 23 do Estatuto da Federação Pernambucana de Futebol.

A votação se deu por aclamação. Após o término dos trabalhos, o juiz Gildenor Eudócio deu por encerrada a sessão anunciado o novo mandato do presidente para o quadriênio 2019/2022. Evandro Carvalho agradeceu a presença de todos os clubes e reforçou o seu compromisso com o futebol pernambucano.

EVANDRO REELEITO

A nova diretoria contará com um reforço importante de membros renomados no Conselho Fiscal, tendo Altamir Torres Peixoto, Cláudio Cesário Calado e Paulo Antonio Maranhão como membros efetivos e Antonio Coutinho Almeida, Luiz Antonio Cavalcante e José Claúdio Pessoa Oliveira como membros suplentes.

O mandatário falou um pouco sobre o que pretende fazer nos próximos quatro anos à frente da entidade máxima do futebol pernambucano. Confira no vídeo.

Taça que será dada ao campeão da Copa do Brasil (Foto: Twitter Oficial / Copa do Brasil / Estadão Conteúdo)
Taça que será dada ao campeão da Copa do Brasil (Foto: Twitter Oficial / Copa do Brasil / Estadão Conteúdo)

 

Decisão da Copa do Brasil será em Itaquera

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou um sorteio nesta quinta-feira para definir o mando da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Cruzeiro e ficou definido que a final da Copa do Brasil será realizada na Arena Corinthians. O primeiro jogo acontece no Mineirão.

As partidas serão realizadas nos dias 10 e 17 de outubro. O vencedor da decisão estará classificado para a Copa Libertadores do ano que vem e ainda receberá da CBF R$ 50 milhões pelo título. O vice-campeão receberá R$ 20 milhões. Veja a tabela da Copa do Brasil.

 

O Corinthians chegou à decisão após eliminar o Flamengo. No primeiro duelo, as equipes empataram por 0 a 0 no Maracanã e no jogo da volta, o time paulista venceu por 2 a 1, gols de Danilo Avelar e Pedrinho. Henrique (contra) fez o gol dos cariocas.

Já o Cruzeiro despachou o Palmeiras. No primeiro confronto, a equipe mineira venceu por 1 a 0, gol de Barcos. No jogo da volta, realizado no Mineirão, empate por 1 a 1, gols de Barcos e Felipe Melo.

Onde serão os jogos da final da Copa do Brasil

Primeiro jogo, dia 10, será no Mineirão. Segundo jogo, dia 17, será na Arena Corinthians, onde será sabido o campeão da competição.

 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ricardo Souza: Íbis já conquistou um dos objetivos do time na Série A2.

Assessoria FPF 

Já classificado para as quartas de final do Campeonato Pernambucano Série A2, o Íbis se prepara para seu último jogo da primeira fase diante do Sport, no Ademir Cunha. Na primeira partida disputada entre as equipes, ainda na primeira rodada, o Pássaro Preto arrancou um empate por 2 x 2.

A boa campanha do Íbis vem dando confiança ao treinador Ricardo Souza, mas conhecido como Ricardo Guardiola. Até o momento, o clube acumula cinco jogos, duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Segundo o comandante, a boa fase acontece pelo fato da diretoria do clube, junto com a comissão técnica, ter montando um planejamento antes do início do campeonato.

“Alcançamos o primeiro objetivo que era a classificação antecipada para trabalharmos mais tranquilo na próxima etapa, e conseguimos isso na rodada passada, assim como foi em 2017. Agora vamos trabalhar mais tranquilos e rodar um pouco mais a equipe”, disse.

Os objetivos do treinador, porém, vão além do que apenas garantir a tranquilidade nesse último jogo diante do Sport. Treinando o Íbis desde 2016, Ricardo Guardiola pretende levar o Pássaro Preto a voos mais altos.

“Vamos em busca da vitória porque queremos alcançar o primeiro lugar. Sabemos da campanha do Sport, é uma equipe forte que veio para competir apesar de não passar de fase, mas vamos em busca da vitória”.

Com uma campanha bastante parecida com a do ano passado, quando terminou a primeira etapa na 3º posição do Grupo A, tendo sofrido apenas uma derrota nos oito jogos que disputou, vencendo outros quatro e empatando três, o técnico pretende utilizar uma estratégia diferente este ano para poder chegar às semifinais e disputar o acesso.

“A gente espera alcançar a primeira divisão. Sabemos que não vai ser fácil, ano passado tivemos uma boa campanha e saímos nas quartas de final. Este ano, queremos ir um pouco mais longe. Trabalhamos com objetivos e o primeiro já foi alcançado que foi a classificação antecipada. O segundo é chegar a primeira divisão”, finalizou.

O jogo do Íbis contra o Sport será neste domingo (30), às 15h, no Ademir Cunha. Os ingressos estarão à venda no Ademir Cunha, a partir desta sexta-feira (28), pelo preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (sócio e estudante).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar