20140925_121640

O Sistema Estrutural Integrado (SEI) do Recife e Região Metropolitana será ampliado. É que no próximo sábado (27) entra em operação o Terminal Integrado Vereador Zezito de Magalhães Melo (III Perimetral), localizado na Avenida Caxangá. Esse é o 25º equipamento entregue à população e a expectativa é que ele opere, em dias úteis, com seis linhas, 20 veículos, que realizarão 365 viagens para atender a dez mil usuários. Durante os primeiros dias de operação, uma equipe de divulgadores estará esclarecendo dúvidas dos usuários dentro do terminal.

Todas as seis linhas deverão acessar o TI pela Avenida General San Martin e a saída dos veículos será realizada pela Rua Manoel Moreira. Haverá uma linha troncal (que leva os usuários do TI para o centro da cidade), que fará parte do Sistema BRT Via Livre, utilizando o corredor exclusivo, levando os usuários até a Av. Guararapes, no Centro da cidade. As outras cinco serão linhas alimentadoras, isto é, transportam os usuários do subúrbio para o terminal.

 

As linhas alimentadoras que atendem às localidades de Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício, que permitiam que os usuários realizassem a integração temporal nas Estações de BRT da Avenida Caxangá (Corredor Leste/Oeste), agora passarão a integrar fisicamente no TI III Perimetral. Por isso, apesar de permanecerem com o mesmo código, as linhas terão seus nomes alterados. A nomenclatura obedecerá a seguinte ordem: nome do bairro/TI Caxangá (III Perimetral).

A ideia é que os usuários dessas linhas realizem a integração física para o BRT, dentro do TI III Perimetral. Entretanto, os passageiros que desejarem poderão, ainda, realizar a integração temporal, acessando qualquer Estação de BRT da Av. Caxangá.

Além destas linhas, o Grande Recife Consórcio ainda estuda a viabilidade da implantação de outras quatro linhas no TI Vereador Zezito de Magalhães Melo (III Perimetral), duas delas interterminal, uma circular e outra alimentadora.

Com a inauguração deste equipamento, o SEI passa a contar com os seguintes TIs: Abreu e Lima, Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Caxangá (III Perimetral), Cosme e Damião, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Largo da Paz, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Prazeres, Recife, Rio Doce, Santa Luzia, Tancredo Neves, TIP e Xambá.

Com isso, mais usuários terão direito a se locomover por toda a Região Metropolitana, pagando apenas uma passagem.

TRABALHO – As obras do Terminal Integrado da III Perimetral, assim como outras obras que integram o Corredor BRT Leste-Oeste, foram abandonadas em 2014 pelo consórcio de construtoras que venceram a concorrência. A Secretaria das Cidades realizou a rescisão unilateral e aplicação de multa contratual ao consórcio construtor. Posteriormente, foi necessário realizar um estudo dos remanescentes das obras para, com base nesse documento, realizar licitação para a contratação da empresa que finalizou o TI.

A Secid retomou as obras em junho de 2017. Os serviços contratados para a área total de3.514,62 m², em um terreno de 7.670,25 m², foram: conclusão da coberta, plataformas de embarque e desembarque, proteção contra chuva e sol, sistema de automação e sistema de controle de bilhetagem, entre outros. O valor do investimento foi de cerca de R$ 1,8 milhão.

As obras foram finalizadas no último mês de dezembro, quando teve início o processo de transição da entrega do equipamento, por parte da secretaria, para o Grande Recife Consórcio de Transporte colocar em operação.

Durante esse processo aconteceram diversas reuniões e vistorias para que o TI, ao ser posto em operação, pudesse funcionar com segurança e oferecendo mais conforto para a população. Os encontros ocorreram entre as equipes da secretaria executiva de Mobilidade da Secid, do CTM e de outros órgãos envolvidos, tais como: a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Compesa e Emlurb.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar