afa17b9ec98cd9d0b743d8b2009c6cca

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) informa que já recebeu os resultados dos exames laboratoriais (PCR e IgM) da paciente de 37 anos notificada em 07/01 como suspeita para febre amarela. O resultado deu negativo para a doença e, por isso, o caso foi descartado.

 

Em relação ao paciente de 54 anos, residente no Distrito Federal, notificado em 16/01, por não se enquadrar nos protocolos para um caso suspeito e ser vacinado, o Ministério da Saúde e a SES/PE também já o descartaram para a doença.

 

É importante ressaltar que ambos tiveram apenas quadro febril e sintomas brandos, como dores na cabeça e no corpo, e o segundo já havia sido vacinado. De acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde – reproduzidos em Pernambuco -, para se enquadrar como caso suspeito, o paciente, além da febre e ter residência ou passado por área de risco, precisa apresentar icterícia e/ou manifestação hemorrágicas e não ser vacinado ou ter vacina status vacinal ignorado – o que não ocorreu nos dois casos.
Secretaria Estadual de Saúde – PE

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar