IMG-20180105-WA0117

Escrito por Cleodon Coelho, José Pimentel – Para além das paixões será lançado às 18h

do dia 10 de janeiro, no Teatro de Santa Isabel, dentro do Janeiro de Grandes Espetáculos

“Dono de uma espontaneidade interpretativa incomum, talvez tenha sido isso que tenha feito com que ele merecesse elogios de personalidades de áreas tão distintas, como as atrizes Henriette Morineau e Fernanda Montenegro, os escritores Rachel de Queiroz e Osman Lins, o diretor de cinema Franco Zeffirelli, o frade Frei Damião e até os ex-presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo”.

É assim que o autor do prefácio do livroJosé Pimentel – Para além das paixões, o professor de jornalismo e publicidade e mestre em letras Carlos André Carvalho se refere ao ator pernambucano cuja imagem está profundamente associada aos espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e do Recife. Carlos André, no entanto, faz questão de ressaltar, de imediato, que Pimentel “é muito mais que um homem de teatro” – no qual ele não é só ator, mas também diretor, iluminador, figurinista e sonoplasta – “é um homem das artes”.

IMG-20180105-WA0116

É esse profundo e múltiplo vínculo de José Pimentel com o universo artístico e cultural que o jornalista, escritor e roteirista Cleodon Coelho, autor do livro, procurou enriquecer com detalhes inéditos, focalizando também, entre outros talentos do artista, os de escritor, poeta, jornalista, cineasta, teleator, professor de teatro da UFPE e apresentador de programa televisivo, como o Sinal Fechado, considerado um desafio à censura do regime militar.

IMG-20180105-WA0115

Para isso, Cleodon passou um bom tempo mergulhado em documentos, arquivos de jornais locais e nacionais, programas de peças teatrais, fotografias e dedicatórias, além de conversas com parentes e amigos de Pimentel e horas de entrevistas com o próprio biografado, que, em razão de sua profícua atuação em vários campos, foi homenageado, em 2008, pela escola de samba São Carlos, do Recife, com o enredo José Pimentel, patrimônio vivo da cultura pernambucana.

Com 186 páginas em papel couchê e 144 imagens (principalmente fotos), José Pimentel – Para além das paixões é o 10º volume da Coleção Memória, série com que a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) homenageia personalidades pernambucanas que têm colaborado para o engrandecimento cultural, histórico, político e econômico do Estado.

IMG-20180105-WA0114
O autor do livro
Pernambucano nascido em Olinda, Cleodon Coelho é jornalista formado pela UFPE, onde foi aluno de José Pimentel. Depois de trabalhar no Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco eFolha de Pernambuco, foi para o Rio de Janeiro, onde está há mais de 15 anos e atuou nas revistas Contigo e Capricho.

Também durante cerca de década e meia, foi roteirista de TV Globo, escrevendo para programas como Domingão do Faustão, Encontro com Fátima Bernardes, Som Brasil, TV Globinho e Vídeo Show. Ao lado da\ também roteirista Paula Zanettini, criou o programa Estação Globo Festa, apresentado por Ivete Sangalo.

IMG-20180105-WA0113

José Pimentel – Para além das paixões, é o seu terceiro livro. Antes, publicou Nossa senhora das oito, sobre a novelista Janete Clair, e Lilian Lemmertz – Sem rede de proteção, grande sucesso de crítica e venda.

Serviço:

O que: lançamento do livro José Pimentel – Para além das paixões, de Cleodon Coelho

Quando: 10 de janeiro de 2018

Horário: 18h

Local: Teatro de Santa Isabel (Janeiro de Grandes Espetáculos)

Fone: 3355.3323

Contatos:

Cleodon Coelho: (21) 9.9855.0707/leodon.coelho@tvglobo.com.br /cleodoncoelho@hotmail.com

Carlos André Carvalho( autor doprefácio): 9.8600.3699 / 9.9645.9017 /carzandre@hotmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar