IMG-20171130-WA0053

O Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME) está confirmado para ser realizado em 2018. E ele vai vir de forma ampliada. Em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, anunciaram o aumento das vagas para o intercâmbio educacional e esportivo. No próximo ano, serão 25 alunos-atletas pernambucanos no programa.

O governador disse que o Programa tem trazido grande aproveitamento para o rendimento dos estudantes e por isso, foi feito um grande esforço para ampliá-lo. O aumento no número de contemplados do PGME corresponde a 127% a mais do disponibilizado no início do programa, em 2015, do qual participaram 11 atletas.

A porcentagem também é expressiva em relação à edição deste ano: acréscimo de 25% à quantidade dos 20 jovens de 2017 que viajaram à cidade canadense de Quebéc para um período de dois meses de estudos e treinamentos nos principais centros de referência esportiva do Canadá. “É uma satisfação muito grande poder ver essa ideia crescendo e atingindo cada vez mais atletas. Nosso objetivo é promover oportunidades às jovens promessas do esporte pernambucano. E o Ganhe o Mundo Esportivo faz a diferença na vida desses adolescentes”, ressaltou o secretário Felipe Carreras.
O crescimento do PGME acompanha a solidificação da iniciativa, que começou a ser desenvolvida no ano de 2015. À época, 11 estudantes esportistas do Estado tiveram a experiência de intercâmbio de seis semanas no Canadá. A ideia foi ampliada e, nos anos seguintes, 2016 e 2017, o Governo enviou 20 alunos-atletas para um período de dois meses no Exterior.

As experiências vividas pelos alunos-atletas no período de intercâmbio fizeram a diferença tecnicamente e fisicamente. Na turma de 2017, por exemplo, que voltou do Canadá em outubro deste ano, dois esportistas sagraram-se medalhistas dos Jogos Escolares da Juventude Infantil (15 a 17 anos) pouco tempo depois da volta ao Brasil. Henrique Pereira (Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade ? Petrolina) e Ingrid Gomes (Escola Manoel Borba, no Recife) conquistaram ouro e bronze no octatlo e heptatlo do Atletismo nos Jogos, respectivamente.

O edital para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2018 vai ser lançado no próximo dia 1 de dezembro, dia em que as inscrições começam. Elas vão até 31 de janeiro de 2018. Os critérios gerais para estudantes participarem da seletiva são geralmente ter entre 14 e 17 anos , ser matriculado em uma escola da rede estadual de ensino, possuir média anual mínima de 6,0 nas disciplinas português e matemática, ser beneficiado pelo Bolsa Atleta Estadual ou nos últimos 12 meses ter obtido os melhores resultados esportivos em sua modalidade olímpica individual (resultado deve ser referendado pela respectiva Confederação da modalidade) e/ou ter obtido na fase estadual o título de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Mais informações serão divulgadas no site www.setur.pe.gov.br ou através do número 3182.7917.

Crédito das fotos: Hesíodo Góes/Seturel-PE

obs.: fotos do secretário Felipe Carreras e equipe da Seturel-PE com alguns atletas participantes das edições 2015, 2016 e 2017 do PGME, por ocasião do anúncio desta quarta-feira (29)

IMG-20171130-WA0051IMG-20171130-WA0050

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar