IMG-20170803-WA0102
Pernambuco deu mais um passo importante na conexão com o continente europeu, através da Alemanha e Espanha.

No dia 26 de julho passado, o governador anunciou o início da operação do voo direto entre o Recife e a cidade de Munique, na Alemanha. Agora, o Governo do Estado planeja uma nova parceria com a Espanha. O objetivo é expandir a conexão turística e econômica entre ambos, através da criação de um voo direto entre Recife e Madrid. A proposta foi discutida pelo governador Paulo Câmara e o CEO do Grupo Globalia e da Air Europa, Juan Javier Hidalgo, em encontro no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Também foram abordados possíveis novos investimentos nos setores turístico e hoteleiro.

O governador Paulo Câmara disse que os entendimentos são importantes para ampliação das relações econômicas e culturais entre Pernambuco e a Espanha. “Ficamos felizes com essa oportunidade de poder desenvolver novas parcerias com um grupo importante, como a Globalia, que reconhece as potencialidades de Pernambuco. Essa união pode gerar muito mais do que um voo. Significa a possibilidade de muitos outros frutos, investimentos que nos ajude a crescer e desenvolver. Pernambuco está buscando trabalhar a agenda do futuro, mas sem esquecer também do que ainda falta ser feito. Então, eu vejo esse inicio de parcerias com a Globalia como uma oportunidade para que possamos estar inseridos nessa economia globalizada e para que possamos, também, expandir os nossos potenciais”.

O CEO da Globalia disse acreditar que há espaço para uma forte ampliação e massificação do turismo espanhol no Nordeste, assim como do brasileiro na Espanha. “As empresas do Grupo Globalia trabalham em sinergia e tencionam desenvolver o mercado turístico da América do Sul e apresentar o mercado brasileiro à Europa. Há muito potencial para parcerias entre o nosso grupo e Pernambuco, não apenas sob a forma de voos da Air Europa, mas também com relação à promoção do Estado na Espanha”.

O cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, fez questão de reafirmar o interesse de seu País em formalizar parcerias com o governo pernambucano. “A iminente assinatura do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o MERCOSUL deverá trazer benefícios diretos para o Estado de Pernambuco. Se para países como México e Chile este acordo poderá representar um aumento significativo nas exportações, para o Brasil, particularmente para Pernambuco, abre-se uma janela de oportunidades para desenvolver parcerias com a Espanha, em especial no setor turístico”.

No intuito de viabilizar uma aproximação do Estado com a Espanha, o cônsul explicou ainda que, apesar do Consulado estar situado em Salvador, há total disponibilidade para apoiar uma eventual missão do governador à Espanha.

CONSOLIDAÇÃO – o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, disse que a vinda do importante grupo espanhol é o sinal de que Pernambuco e o Recife estão no caminho certo da consolidação do Estado como um destino turístico de destaque no Brasil. “Eles já tinham noção dos nossos potenciais e mostraram interesse em celebrar parcerias com o Governo. A gente espera, em breve, dar boas notícias para os pernambucanos de grandes investimentos, até porque quando falamos de turismo, falamos de oportunidades e empregos. O grupo Globalia contempla empresas hoteleiras e turísticas de destaques na Europa. Então, eles não vêm só pensando na possibilidade de conectar um voo de Recife para Madrid, mas também fazer outros investimentos em Pernambuco”.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) destacou a importância do voo Recife-Madrid para o turismo e para a economia  e afirmou que a iniciativa significa também uma forte conexão de estratégias. “Nós somos a única capital do Nordeste a ter conexão direta com todas as outras da região. E contamos também com polos médico, comercial, gastronômico, educacional e industrial muito bem desenvolvidos e de destaque no Nordeste. Então, nós buscamos ampliar os nossos serviços através da expansão dessas conexões, para que os quase 55 milhões de nordestinos possam, a partir do Recife, se conectar ao Mundo. Não é só um voo, nós queremos conectar estratégias de desenvolvimento para a consolidação dos nossos potenciais”.

O encontro também contou com a presença dos secretários estaduais Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão) e José Neto (Relações Internacionais), a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça; o diretor da Air Europa Enrique Ambrósio, o diretor de Desenvolvimento Internacional da Globalia, Lisandro Menu-Marque e o diretor geral de Operações Turísticas da Globalia, Emílio Rivas Botero.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar