PESQUISADOR DANIEL BUENO ENALTECE COMPROMISSO COM A CULTURA PERNAMBUCANA


A cultura pernambucana foi representada no evento de entrega do prêmio Destaque TOTAL Dr Alex Costa, promovido pela Revista TOTAL, no Restaurante Sal e Brasa, pelo pesquisador, cantor e compositor Daniel Bueno, que disse estar agradecido por ter seu nome lembrado para receber a homenagem. “É muito representativo para uma pessoa de atividades culturais ter seu trabalho reconhecido por uma publicação de tanta representatividade, como a Revista e o Blog Revista TOTAL, que tem grande compromisso com a defesa de nossa cultura e nosso folclore.”.
Daniel Bueno é sertanejo de Tabira e tem grande vinculação com a cultura popular pernambucana, desde que, ainda jovem, entrevistou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, para a Radio Pajeú, de Afogados da Ingazeira. “Desde aquele momento, que foi um divisor de águas em minha via, passei a pesquisar e analisar o folclore de nosso Estado e logo descobri que é riquíssimo e que é um dos mais variados do Mundo. Na área musical, Pernambuco tem um potencial imenso e que não é encontrado em qualquer outro lugar”.
Na área das pesquisas, Bueno tem um trabalho sobre Gonzagão, que é considerado pela crítica, como um dos mais profundos sobre o maior representante da cultura popular nordestina. Sobre a vida do sertanejo de Exu, também escreveu um livro de cordel.
Como cantor e compositor, já tem diversos discos gravados e várias composições suas de grande sucesso, uma delas “Fazenda do vovô”, que foi uma das mais tocadas durante vários meses, logo ao ser lançada. “Essa música é um resumo de minha vida no Sertão do Pajeú, onde nasci e morei até vir para o Recife”, contou. Também atua como produtor de programas radiofônicos, tendo trabalhado com Geraldo Freire na Radio Jornal, e de eventos, um deles o Festival da Seresta, anualmente realizado no Recife Antigo.
