RP_M0350PEREIRAO governador Paulo Câmara (PSB) tomou várias decisões para amenizar os problemas dos comerciantes e dos agricultores familiares. O anúncio foi feito depois de uma reunião com os deputados estaduais, no Palácio do Campo das Princesas, quando apresentou a realidade dos municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste, atingidos por fortes chuvas nos últimos dias, e as ações que vêm sendo feitas pelo Governo de Pernambuco desde 2010, ano da última enchente, na região. Durante a reunião, os deputados elogiaram a atuação do Governo do Estado e fizeram sugestões no esforço de minimizar os prejuízos materiais causados à população.
 
O deputado Isaltino Nascimento (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), explicou que o governador aceitou a sugestão dos parlamentares de prorrogar o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para os comerciantes formais. “O governador já autorizou o secretário da Fazenda a tomar as providências e afirmou que um decreto deverá ser publicado destacando a prorrogação. Tudo isso, no esforço de minimizar as perdas dos comerciantes”, esclareceu.
 
Já para os pequenos comerciantes, os deputados estaduais propuseram uma linha de financiamento para atendê-los. “Vamos entrar em contato com a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco e com o Banco do Nordeste, como foi feito em 2011, para ajudar não somente os comerciantes dos municípios atingidos, mas também para os agricultores familiares que tiveram perdas com as lavouras”, detalhou Isaltino. 
 
Outra sugestão dos parlamentares é buscar construir uma relação com as instituições religiosas de modo que elas possam contribuir com esse momento difícil por que passam as regiões do Estado. “A ideia é que as igrejas possam receber as informações e dar orientações, além de realizar mutirões de assistência”, explicou.
 
“Os deputados que participaram e foram conhecer os Escritórios Locais instalados nas cidades atingidas teceram elogios à atuação do Governo”, afirmou, acrescentando que todos se colocaram à disposição para estar presentes e contribuírem na orientação diante desse momento de dificuldades por que os municípios passam. Durante a reunião, o governador Paulo Câmara também solicitou aos parlamentares que sejam difusores das notícias e que auxiliem no combate aos boatos.
 
CHUVAS – Ontem, devido a mais chuvas ocorridas durante a manhã, subiu para 31 os municípios atingidos. Além dos 24, onde já foram decretados estado de Emergência, foram incluídas as cidades de São Joaquim do Monte, Altinho, São José da Coroa Grande, Cupira, Escada, Bonito e Gravatá. O número de desalojados chega a 39.725 e o de desabrigados é de 3.560.
O Governo de Pernambuco continua realizando a entrega de donativos, visando minimizar o sofrimento e o prejuízo causados pelas fortes chuvas. Ao todo, foram entregues 33 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água, 4 toneladas de kits de higiene e limpeza, 5 toneladas de roupas e 1.030 kits dormitórios.
 
Os itens estão abastecendo as cidades em que foram decretados estado de Emergência: Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.
 
Uma nova fase de limpeza e desobstrução de estradas para acesso a distritos e escolas que estejam isolados teve início com a chegada de maquinários. Além disso, para reforçar a assistência na Mata Sul do Estado, o Hospital de Campanha do Exército começou a ser montado. A expectativa é de que, além de atender o município de Rio Formoso, o equipamento dê assistência às cidades vizinhas que precisarem de atenção. Ao todo, cerca de 250 atendimentos serão realizados por dia, após a instalação da estrutura pelo Exército.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco continua realizando o trabalho de resgate das pessoas ilhadas também o socorro das vítimas de deslizamentos de barreira e de desmoronamento de residências. O coronel Manoel Cunha, comandante geral da corporação, que acompanhou o governador Paulo Câmara em visita as cidades atingidas, disse que cerca de 200 bombeiros militares estão trabalhando diariamente.
 
Fotos: Roberto Pereira/SEI

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar