5O5A1057A renovação do Acordo de Cooperação, firmado em 2014, entre o Governo de Pernambuco e a região Occitanie, na França, começou a ser discutida entre o governador Paulo Câmara e o cônsul geral daquele país, Romain Louvet, durante encontro no Palácio do Campo das Princesas. Além de ser uma troca de experiências exitosas, o acordo compreende o fomento à cooperação econômica e ao intercâmbio acadêmico. Também foi analisada a realização de parcerias nas áreas de tecnologia, economia criativa, educação e negócios.
A primeira etapa para a renovação do acordo acontecerá em novembro deste ano, quando acontecerá a primeira Missão dos franceses em Pernambuco. “O vice-presidente da Região Occitanie virá ao Estado para discutir os termos e assuntos de interesse que serão objeto da cooperação. Depois que os representantes das duas partes chegarem a um consenso, a presidente da região virá, no início de 2018, para firmar o Acordo de Cooperação definitivamente”, esclareceu a secretária-executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes.
 
A cooperação tem foco nas áreas de tecnologia, pesquisas e desenvolvimento, além de parcerias com as universidades “Eles têm interesse em desenvolver setores em que existe uma coincidência entre as características da Região de Occitanie e o Estado de Pernambuco. Turismo é uma dessas áreas, assim como toda a parte de tecnologia, economia criativa e linguagem digital, que é uma força de Pernambuco e na qual eles também têm bastante expertise”, explicou Rachel. Atualmente, a região Occitanie tem uma parceria firmada com o Porto Digital, abrangendo o desenvolvimento de software, de games e, ainda, a área audiovisual.
 
Outro ponto do Acordo de Cooperação será o fomento ao ensino da língua francesa. A ideia inicial é implementar programas-piloto para ensinar francês aos alunos do Ensino Médio da rede pública.
 
Felipe Carreras, Guillaume Ernst, Margot Gallot, Romain Louvet, Paulo Câmara, Raul HenryTambém participaram do encontro, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, o secretário-executivo de Gestão de Rede da Secretaria de Educação, João Charamba, o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Leonildo Sales, o diretor-presidente da Facepe, Abraham Sicsu, a coordenadora do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa, e a gerente-geral de Cooperação Internacional, Gabriela Freitas. 
Acompanhando o cônsul, estavam o adido cultural do Consulado Geral da França no Recife, Guillaume Ernst, e a assessora de Comunicação da França no Recife, Margot Gallot.
 
OCCITANIE – A Região Occitanie é localizada no sudeste da França e originou-se da fusão das regiões Midi-Pirenee e Langedoc-Roussilion, por meio de um processo nacional de fusões territoriais, iniciado em 2014 e concluído no ano passado, cujos principais objetivos eram a redução de despesas e a modernização e simplificação da Administração Pública Francesa.
 
Fotos: Wagner Ramos/SEI

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar