Por Rosemberg Nascimento – Ascom/Cabo/Fotos: João Barbosa (Arquivo)

desfile-fotojoaobarbosa-82A programação oficial dos desfiles cívicos do mês de setembro no Cabo de Santo Agostinho foi divulgada oficialmente pela Prefeitura Municipal. Neste ano, o tema escolhido é “Educação e participação social: caminhos para a independência”. Os desfiles ocorrerão de forma descentralizada com estrutura de palco em cinco localidades, entre os dias 7 e 18 deste mês. Além disso, algumas escolas se organizaram para desfilar em suas comunidades durante todo o mês.

 

De acordo com o coordenador de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação, Ivan Marinho, o tema foi escolhido com base nas temáticas transversais que norteiam o calendário escolar do município. A temática foi apresentada aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e dirigentes escolares que debateram e elogiaram a escolha, visto que a participação social é um dos pilares para a construção de uma educação pública de qualidade.

 

A Semana da Pátria começará na quarta-feira (7) com o tradicional desfile no centro do Cabo. Ao todo, 40 instituições escolares e bandas marciais desfilarão pela Avenida Historiador Pereira da Costa, em direção ao Palácio Conde da Boa Vista (antiga Prefeitura), com encerramento previsto na ladeira do Beco Salgado. Os estudantes e os músicos se concentrarão a partir das 14 horas, na Praça da Estação Ferroviária, e prometem transformar o centro em um grande corredor cívico.

 

No dia 9 de setembro, às 14 horas, a Charneca será o palco dos desfiles. No total, seis instituições participarão do ato cívico, partindo da praça situada nas proximidades da Escola Padre Melo. Já no domingo (11), 35 escolas e bandas da Regional 3 desfilarão em Pontezinha às 8 horas, saindo ao lado da Igreja Presbiteriana, e às 14 horas, em Ponte dos Carvalhos, saindo da frente do Educandário Menino Jesus.
Como já é tradição, as comemorações da Semana da Pátria se encerrarão em Jussaral, no dia 18 de setembro, congregando cinco instituições.

 

Assim como aconteceu em 2015, na programação deste ano, alguns ajustes foram realizados para adequação ao orçamento municipal, em período de contingenciamento de custos motivado pela crise econômica nacional. Assim,  algumas instituições foram realocados para desfiles maiores em localidades mais próximas. Apesar do redimensionamento dos polos, todas as bandas das escolas e associações inscritas na Coordenação de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação, garantiram a participação nos desfiles. 

“É importante frisar que, durante a programação da pátria, 86 escolas e bandas marciais desfilarão nos cinco polos do município, o que garante o compromisso das instituições públicas e privadas com a civilidade. Dessa forma, convidamos todos os cidadãos cabenses para prestigiar nossos desfiles”, destacou Adelson Moura, secretário Municipal de Educação.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar