Por Marcio Maia

normal_DSC_0550O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) começou a instalar novas placas de advertência contra incidentes com tubarões nas praias do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. As 110 novas placas vão ficar em pontos estratégicos nas praias de Boa Viagem, Pina, Olinda, Piedade, Candeias,Barra de Jangada, Paiva e Itapuama, onde ocorrem as maiores frequências de banhistas e turistas.

O coronel Manoel Cunha, comandante da Corporação, afirmou que as novas placas têm alguns detalhes que vão chamar mais a atenção dos banhistas para o perigo de tomar banho nos locais perigosos. “Os bombeiros têm uma grande preocupação com o problema, pois nosso pessoal, principalmente os guardas vidas, convive diariamente com os casos. Infelizmente, algumas pessoas insistem em danificar e até retirar as placas de advertência”.

O coronel Clóvis Ramalho, diretor Metropolitano do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e presidente do CEMIT, explicou que as placas foram modificadas para chamar mais a atenção dos banhistas, inclusive com avisos em inglês. “É preciso deixar todos conscientes de que o perigo de algum ataque de tubarão é permanente na área já determinada pelo Governo do Estado, onde é inclusive, proibida a prática de surf e outros esportes náuticos”.

Ele disse ainda que os guardas vidas do Grupamento de Bombeiros Militar (GBMar) estão preparados para a realização de trabalho preventivo, orientando os banhistas sobre os locais perigosos e também sobre a ameaça dos tubarões.

O oficial informou que o Conselho Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) foi criado e implantado pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de realizar o monitoramento e pesquisa da presença de tubarões no litoral pernambucano e promover a prevenção e minimização dos ataques, através do trabalho de informação, orientação e educação da sociedade.

Segundo ele, o trabalho tem sido eficiente e alcançando êxito, pois a incidência de casos tem diminuído de forma intensa uma vez que a população tem entendido o trabalho preventivo das autoridades e evitado o banho nos locais proibidos, especialmente nos pontos das praias onde não existe a proteção dos arrecifes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar