Com participação fundamental na construção do Mapa da Estratégia do Governo de Pernambuco, lançado em junho, os Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Ggpogs) ficarão responsáveis por elaborar o planejamento estratégico organizacional e a gestão por resultados da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) para os próximos quatro anos. O ato que marcará o início do processo será nesta sexta-feira (9), às 10h30, no auditório do Banco Central, com a presença do secretário Danilo Cabral.

Para viabilizar a construção do documento, uma equipe de Gestores Governamentais foi dividida em dois grupos. O primeiro ficará com a área do planejamento estratégicoorganizacional; o segundo, com a parte da gestão por resultados. “Ao final do processo, teremos um Mapa Estratégico construído, alinhado aos instrumentos legais de orçamento e à estratégia do governo”, explica a gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Maíra Fischer.

A elaboração do planejamento estratégico será participativa, estando previstas oficinas, reuniões e entrevistas com os funcionários da pasta. Nesse processo, que terá duração de 13 semanas, além da construção de um Mapa Estratégico da Seplag, serão identificados os principais processos estratégicos da secretaria e será desenhado um Painel de indicadores quepossibilitem o acompanhamento dos resultados. “A partir desta construção, o papel da Secretaria de Planejamento e da carreira de gestor se tornará ainda mais claro. Avaliar os resultados permite ampliar nossa contribuição para que o Estado de Pernambuco atinja seus objetivos”, diz Ivo Carille, Gerente Geral de Gestão por Resultados.

Presidente da Associação dos Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão (AGPOG), Newton Cerezini destaca que o documento elaborado pelo grupo estará alinhado ao Modelo de Gestão do Estado. “É importante a participação de todos na secretaria; o modelo prevê isso. Ao final, teremos um documento que seguirá o que preconiza o Estado de Pernambuco em termos de planejamento estratégico organizacional e gestão por resultados”, argumenta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar