Veja.com

 

olO Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira que convocou uma reunião da Comissão Executiva para esta terça-feira para estudar possíveis punições à Rússia. Nesta segunda-feira, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) divulgou um relatório que apontou a existência de um sistema de doping organizado com a participação direta do governo russo. A Wada ainda pediu que a Rússia seja banida, em todas as modalidades, da Rio-2016.

“No curto prazo, a Comissão Executiva do COI se reunirá em uma conferência telefônica amanhã para tomar as primeiras decisões, que podem incluir medidas provisórias e punições referentes aos Jogos Olímpicos do Rio 2016”, apontou o Comitê, em comunicado.

De acordo com a entidade internacional, serão estudadas “minuciosamente”, inclusive, as alegações das partes envolvidas, em particular, as que tenham ligações com o Ministério dos Esportes da Rússia.

O sistema, de acordo com o relatório, permitia transformar um exame antidoping com resultado positivo em negativo e funcionava sob a supervisão do Ministério dos Esportes do país e do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, relatou o autor do documento, o advogado canadense Richard McLaren, em entrevista coletiva concedida em Montreal.

“Os resultados do relatório mostram um impactante ataque sem precedentes contra a integridade do esporte e dos Jogos Olímpicos. Portanto, o COI não duvidará em utilizar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização envolvida”, afirmou o presidente da entidade, Thomas Bach.

Logo após a revelação das denúncias, um grupo de 10 países, incluindo potências como Alemanha, Espanha, Japão, Suíça, Estados Unidos e Canadá, além da própria Wada, pediu que o COI considerasse excluir a Rússia de todas as competições da Olimpíada no Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar