O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta segunda-feira (23), que o preço do petróleo tende a subir após a escalada do conflito entre Irã e Israel, que ganhou novos contornos com o recente ataque dos Estados Unidos (EUA) contra instalações nucleares iranianas.

De acordo com Durigan, a tendência é de que o petróleo encareça. Ele disse que o governo federal acompanhará os desdobramentos “de perto”, acrescentando que medidas de mitigação como a política de preços da Petrobras “são bem-vindas nesse momento”.

“O preço do petróleo tende a subir, apesar de a gente já ter visto nos últimos dias, nas últimas semanas, alguma compra de petróleo que pode amortecer a subida do petróleo nesta semana. Vamos acompanhar de perto. Acho que algumas mitigações, como a política de preços da Petrobras, são bem-vindas nesse momento”, declarou em entrevista à Rádio CBN.

Nesse domingo (22/6), o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz — importante canal de escoamento de mercadorias, onde cerca de 21% de todo o petróleo mundial passa. A decisão foi uma resposta aos ataques dos EUA na noite desse sábado (21/6).

Além da questão do preço do petróleo, Durigan ressaltou ser importante monitorar como a escalada do conflito no Oriente Médio pode influenciar “a corrida para o dólar” e moedas de países em desenvolvimento.

“Há um movimento de buscar segurança no mercado. Então, moedas de países em desenvolvimento, como a nossa, e ativos variáveis, como ativos de bolsa, podem acabar sendo rejeitados ou vendidos nesse momento em benefício de moedas fortes como o dólar”, ponderou.

Questionado se a instabilidade global pode impactar a trajetória de queda da inflação, o secretário confirmou que há essa possibilidade, mas que o risco não é de agora. Ele destacou que o país passou por seca histórica, e o real registrou desvalorização de 24% no ano passado, “nem por isso a inflação saiu do controle”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar