Com R$ 25 milhões de investimento do Governo do Estado, festival passará por oito municípios do Agreste e Sertão pernambucanos, de 12 de julho a 1º de setembro

O Governo de Pernambuco convoca os profissionais de comunicação de Pernambuco e demais estados brasileiros para o credenciamento da imprensa interessada em cobrir o Festival Pernambuco Meu País, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Com R$ 25 milhões de investimento estadual, o festival passará por oito municípios do Agreste e Sertão pernambucanos, de 12 de julho a 1º de setembro, com uma programação pensada no fortalecimento da produção cultural do Brasil, acolhendo as mais diversas linguagens artísticas. Clique aqui e acesse o formulário de credenciamento.

O Festival Pernambuco Meu País passará pelos municípios Taquaritinga do Norte, de 12 a 14 de julho; Bezerros/Serra Negra, de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro. Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades, de forma gratuita, para todas as idades. 

CREDENCIAMENTO – O credenciamento de imprensa se dará por meio de formulário eletrônico. O prazo para envio do formulário inicia a partir de 4 de julho de 2024 e segue até, às 20h, de: 

– 8 de julho: para Taquaritinga do Norte

– 16 de julho: para Bezerros/Serra Negra 

– 23 de julho: para Gravatá 

Esse credenciamento é válido, exclusivamente, para as três primeiras cidades: Taquaritinga do Norte (12 a 14/7), Bezerros/Serra Negra (19 a 21/7) e Gravatá (26 a 28/7).  

O credenciamento se faz necessário aos profissionais de imprensa que, durante o expediente de trabalho, queiram ter acesso aos espaços destinados aos jornalistas, como o backstage, fosso (apenas para fotógrafos e cinegrafistas) e áreas internas dos palcos do Festival Pernambuco Meu País, com a devida autorização prévia da organização do evento.

A organização do festival conta com a compreensão e a colaboração de todas e todos para uma ótima cobertura e está à disposição para informações adicionais ou esclarecimentos.

Os credenciamentos para as próximas cidades-sedes do festival acontecerão ainda neste mês, no período de 22 a 26 de julho.

CRITÉRIOS – Podem se credenciar para o Festival Pernambuco Meu País profissionais de comunicação atuantes nas mais diversas mídias. Para tanto, seguem alguns critérios:

1. O credenciamento será concedido exclusivamente a empresas e profissionais de comunicação que deverão exercer atividade de cobertura jornalística durante o festival.

2. Entende-se como empresas de comunicação: jornais, revistas, canais de televisão, emissoras de rádio, agências de notícias, portais e blogs jornalísticos com, no mínimo, dois anos de existência e comprovada atividade.

3. Entende-se como profissional de comunicação: funcionários de uma determinada empresa do setor como TVs, rádios e jornais; jornalistas independentes ou freelancers que estejam prestando serviço a algum meio de comunicação; comunicadores responsáveis pelas informações divulgadas em revistas, portais e blogs.

4. Não serão aceitos pedidos de credenciamento de profissionais ou empresas que estejam prestando serviços de assessoria de imprensa, assim como assessores de empresas ou órgãos governamentais que não sejam diretamente ligados ao festival.

5. Não serão credenciados os profissionais responsáveis por aplicativos para smartphones, de qualquer natureza.

6. No pedido de credenciamento, cada empresa ou profissional independente deve enviar:

a) Nome Completo

b) Veículo de comunicação

c) Função

d) Número de Identidade

e) Número do Registro Profissional (quando houver)

f) Foto 3×4 atual e digitalizada

g) Número de telefone

h) E-mail

*O preenchimento deve ser feito por meio do formulário eletrônico

7. A quantidade de profissionais credenciados por veículo de comunicação seguirá o estabelecido abaixo:

a) Televisão: até dois (2) repórteres, dois (2) repórteres cinematográficos e dois (2) técnicos assistentes

b) Rádio: até dois (2) repórteres e dois (2) técnicos de som

c) Jornal: até dois (2) repórteres e dois (2) repórteres fotográficos

d) Revistas, Agências de Notícias e Portais de Internet: um (1) repórter e um (1) repórter fotográfico

e) Blogs: um (1) repórter

8. Será necessário que cada equipe envie um projeto de cobertura para análise de viabilidade do credenciamento.

9. A coordenação de comunicação do Festival Pernambuco Meu País não garante que os artistas concederão entrevistas exclusivas ou coletivas. Horários e locais serão repassados aos profissionais credenciados assim que confirmados pela produção de cada artista.

10. A coordenação do festival ressalta que pode indeferir pedidos de credenciamento se considerá-los incompatíveis com a cobertura jornalística do evento.

11. As credenciais serão entregues em data e local a serem definidos pela coordenação do Festival Pernambuco Meu País. A comunicação aos veículos credenciados será feita por e-mail.

12. Profissionais de imprensa credenciados estarão sujeitos às regras de convivência e de trabalho estabelecidas nos ambientes coletivos do festival. O descumprimento às orientações ou o desrespeito às normas da boa convivência poderão acarretar em descredenciamento dos profissionais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar