Comitê é criado para promover a escuta ativa e a participação infantil no debate sobre o desenvolvimento da cidade, fomentando o protagonismo e o exercício da cidadania das crianças

Nesta terça-feira(31) foi oficializado o Comitê das Crianças na Prefeitura Municipal de Caruaru. A cerimônia de posse foi realizada através do Comitê de Primeira Infância Caruaru (CPRINC), e sob coordenação da Secretaria de Educação (SEDUC), que no último sábado (28), realizou o sorteio oficial onde foram selecionadas 20 crianças titulares e 20 crianças suplentes, na faixa etária de 4 a 12 anos. 

“Hoje foi um dia especial e marcante para a história de Caruaru, com a criação do primeiro Comitê da Criança. Parabenizo o prefeito Rodrigo Pinheiro por abrir esse espaço para as crianças e reconhecer a importância da primeira infância. Isso mostra sua sensibilidade e dedicação em tornar Caruaru uma cidade feliz e inclusiva” destacou a secretária de educação Aline Tiburcio. 

O prefeito Rodrigo Pinheiro participou ativamente desde o planejamento e criação até a posse do primeiro grupo de crianças que formam o Comitê das Crianças, o primeiro da Região Nordeste. O Comitê permitirá que a gestão pública se aproxime do público infantil, ouvindo suas opiniões e desejos para melhoria da cidade, de modo amplo e participativo. A criação do Comitê consolida a política pública municipal que prioriza e enxerga a criança como cidadã e sujeito de direitos.

“A gestão tem um trabalho muito forte na primeira infância. E isso não inclui somente a Secretaria de Educação, inclui todas as secretarias, da nossa gestão. São ações transversais de todo o governo. E faz parte desse pacote de ações essa construção do Comitê da Primeira Infância, que vai discutir com a gente, e vai poder sugerir o que as crianças, com os olhares delas, querem na escola, na sua rua, nas praças. Isso ajuda a gente a tomar as melhores decisões, claro, ouvindo principalmente, quem usa as escolas e as creches aqui da nossa cidade” finalizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O Comitê das Crianças constitui uma ação inovadora e intersetorial, com coordenação e mediação da Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (SEDUC), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e de Saúde (SMS) e a Fundação de Cultura de Caruaru (FCC). Ele foi criado com a finalidade de promover a escuta ativa e a participação infantil no debate sobre o desenvolvimento da cidade, fomentando o protagonismo e o exercício da cidadania das crianças. Vale destacar que Caruaru é pioneira ao reunir crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo que comporão o Comitê para dialogar sobre a cidade.

Finalizando a cerimônia de posse das crianças, esteve disponível na área térrea da sede da Prefeitura a Exposição Pontinho de Vista, para toda população. A exposição teve como tema de embasamento “Cidade das Crianças”, sendo uma mostra de registros da cidade feitos pelas crianças dos CMEIs de Caruaru, buscando enxergar a cidade na perspectiva da criança pequena.

Fotos: Elvis Edson

Blog do Adriano Luiz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar