A homenagem faz jus ao seu histórico de um dos maiores e mais significativos políticos de Pernambuco e do Brasil

Por Marcos Lima

.

O pernambucano Silvio Serafim Costa, político, empresário e professor, será um dos homenageados com a outorga do Troféu Leão do Norte – Brasil 2023, no evento que se realizará no próximo mês , no TJPE – Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Sílvio nasceu em Rio Formoso (PE), em 23 de dezembro de 1956, tornando-se um empresário de sucesso do segmento de Educação em Pernambuco, como dono de colégio.

Filiou-se ao PSDB em 1988 e, no início dos anos 1990 começou a disputar cargos políticos, tendo sido eleito e cumprido mandato de vereador do Recife, no período de 1992 a 2002, ano em que concorreu e foi eleito deputado estadual por Pernambuco, tendo cumprido o mandato de 1º de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2007.

Em 2006, concorreu ao cargo de deputado federal, sendo eleito por 3 mandatos seguidos, cumprindo mandatos no período de 2007 a 2019.

É pai do atual ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Sílvio Costa Filho, do advogado Carlos Costa, da médica Marcela Costa Campos e do deputado estadual João Paulo Costa.

No ano de 2020, filiou-se ao Republicanos com o intuito de concorrer ao cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes. No entanto, não chegou a concorrer, preferindo dedicar-se totalmente às campanhas de Silvio Filho e João Paulo, para deputado federal e estadual, respectivamente, cujas eleições venceram.

Foi vice-líder do governo Dilma Rousseff (PT), na Câmara dos Deputados até ela ser afastada poe impeachment.

É reconhecido como um dos maiores e mais leais defensores do Presidente Lula e da ex-presidente Dilma Roussef, tendo se tornado um dos mais ativos opositores a Eduardo Cunha, deputado federal que presidiu a Câmara, até renunciar ao cargo depois de ser suspenso das funções parlamentares pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em dezembro de 2015, anunciou sua saída do partido ao qual estava filiado, o PSC, por discordar do posicionamento que o partido vinha adotando sobre o processo de impeachment contra Dilma Rousseff e pela indicação dos deputados Eduardo Bolsonaro (SP) e Marco Feliciano (SP) para comporem a comissão processante, representando a bancada. No dia seguinte, anunciou sua filiação ao PTdoB – que em março de 2017 alterou seu nome para Avante – para, assim, poder participar da comissão processante representando o partido.

Na sessão que decidiu por aceitar o pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, Costa votou contrário.

Foi peremptoriamente contra Michel Temer, votando de maneira contrária à Reforma Trabalhista e a favor da PEC do Teto de Gastos.

Silvio Costa foi vice-líder da minoria no governo Michel Temer. Opositor do presidente, colocou-se como pré-candidato ao Senado Federal, como o “Senador de Lula” por Pernambuco em 2018 e ganhou o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff, ficando em quinto lugar, com 680.435 votos representando 10,23% dos votos válidos.

Na composição da lista dos indicados ao Troféu Leão do Norte – Brasil 2023, Silvio Costa está entre os que mais indicações receberam. Isto se dá pelo fato de seu nome estar aliado a lealdade, fato raro nos tempos atuais, mas que ele sempre preservou e sempre dispendeu aos seus amigos.

“Não é à toa que o atual ministro Silvio Costa Filho tem um perfil de seriedade e lealdade tão arraigado que transcende a imaginação. Isto é resultado da maravilhosa herança recebida de seu pai. O Sílvio pai sempre usou de lealdade em todos as suas ações, com todas as suas amizades. E é esta a razão maior de ter sido indicado para ser um dos homenageados com o Troféu Leão do Norte – Brasil 2023”, ressaltou Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total.

Silvio receberá seu troféu no evento que se realizará no dia 28 de novembro vindouro, no Salão Nobre do TJPE – Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar