Encontro teve como tema “Democracia e Direito à Cultura” e reuniu poder público, membros da classe artística e sociedade civil

Foi realizada, nessa quinta-feira (29), no Plenário Vereador Álvaro Brasileiro Vila Nova, na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Garanhuns, com o tema: “Democracia e Direito à Cultura”. O encontro teve como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas para a área de cultura, unindo o poder público e sociedade civil. A última Conferência Municipal de Cultura havia sido realizada em 2013.

Mais de 100 pessoas participaram da conferência, de onde saíram propostas voltadas para o Município, Estado e União e os delegados e delegadas que vão representar Garanhuns durante a 5ª Conferência Estadual de Cultura. A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino e da secretária de Cultura, Sandra Albino, que anunciou o envio de proposta para criação do Sistema Municipal de Cultura, junto à Câmara de Vereadores, até o fim de novembro deste ano.

“Nesta conferência também pudemos apresentar um breve relatório de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura nos últimos anos. Além de unir toda a sociedade, poder público e representantes da classe artística para discutir propostas a nível municipal, estadual e nacional. Sem dúvidas vamos poder visualizar ainda mais avanços na cultura da nossa cidade, já a partir da data deste encontro tão importante”, completou a secretária Sandra Albino.


Na ocasião houve ainda a apresentação e entrega de uma homenagem aos membros da Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, que é considerada Patrimônio Vivo de Pernambuco. A realização da conferência atende a Portaria Minc Nº 45, de 14 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura – 4ª CNC, a ser realizada durante o período de 04 a 08 de março de 2024.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura
Fotos: Ailton Vieira (PMG)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar