Petrolina, nos últimos anos, tem vivenciado um ciclo de desenvolvimento impressionante, tornando-se a terceira cidade mais populosa de Pernambuco e a mais habitada do interior. Essa posição de destaque foi oficializada nesta quarta-feira (28) pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma prévia do estudo já havia indicado o crescimento da cidade sertaneja, e agora o levantamento final ratificou esses dados.

Segundo a pesquisa, Petrolina abriga 386.786 habitantes. Em relação ao último censo divulgado em 2010, que registrava uma população de 293.962 pessoas, houve um crescimento de 31%. Esse avanço populacional fez com que o município ultrapassasse importantes cidades como Paulista, Olinda e Caruaru.

Os números do Censo foram ressaltados pelo prefeito Simão Durando como um reflexo direto do desenvolvimento econômico de Petrolina, principalmente nos últimos sete anos, período em que a cidade recebeu um acréscimo de 50 mil habitantes. Esse crescimento vertiginoso coincidiu com importantes melhorias na infraestrutura viária, com a duplicação de avenidas e construção de viadutos, além de investimentos significativos em saúde e educação. Esses fatores colocam Petrolina como referência em qualidade de vida no Nordeste, segundo o ranking elaborado pela Macroplan.

No ranking do Nordeste, Petrolina agora ocupa a 13ª posição, tendo uma população inferior apenas às das nove capitais, além de Feira de Santana e Campina Grande.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar