A entrega da comenda ao jovem parlamentar baiano deverá acontecer em Brasília (DF), em seu gabinete na Câmara Federal

Por Marcos Lima

.

Orlando Sulz de Almeida Neto, deputado federal pela Bahia, nasceu em Teixeira de Freitas (BA), em 28 de maio de 1996.

Filiado ao Progressistas (PP), conhecido como Neto Carletto, ele foi eleito para o cargo de deputado federal pela Bahia em 2022, com 164.655, ficando em 5º lugar entre os 39 deputados federais baianos eleitos.

Neto é sobrinho do ex-deputado federal Ronaldo Carletto (PP) – irmão de sua mãe, Marisa Carletto – e repetiu a façanha do tio que, em sua primeira eleição para a Câmara Federal, também foi eleito em 5º lugar, só que com menos votos, 148.628 e já vindo de um histórico de três mandatos consecutivos de deputado estadual da Bahia.

            Neste seu primeiro mandato na Câmara, Neto vem imprimindo uma marca bastante significativa, pela defesa da juventude, tendo apresentado um requerimento solicitando informações acerca de políticas públicas de emprego e educação que atendam aos jovens de 18 a 24 anos no Brasil.

Essa ação mostra sua preocupação com dados da OCDE de 2021, que registram o Brasil como ocupante do 2º lugar no ranking mundial das gerações “nem nem” do mundo, ou seja, de jovens de 18 a 24 anos que nem trabalhavam, nem estudavam. Nesse ranking, o Brasil, com 35,9% dessa faixa etária nessa condição, só foi superado pela África do Sul, com 46,2%.

Neto Carletto ressalta que investir na educação e no emprego dos jovens é investir no capital humano de uma nação.

“Os jovens representam o futuro da sociedade e fornecer-lhes acesso a uma educação de qualidade e emprego é essencial. Precisamos promover políticas adequadas que os capacitem a adquirir conhecimentos, habilidades e experiência necessárias para se tornarem profissionais qualificados e produtivos.

            Ao apresentar sua proposição, Neto lembrou o seminário “Juventude Brasileira depois da Pandemia: Caminhos para a Retomada da Educação e do Emprego” promovido pela Câmara de Deputados em 2021, em que se ressaltavam os dados relacionados ao atraso do ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

“Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Marcus Barão, disse que os jovens deveriam ser envolvidos na construção das políticas públicas, pois, segundo ele, existiam 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos no Brasil, a maior geração de jovens da história do País, e a forma como lidaríamos com essa população definiria o futuro de todas as pessoas”, salientou.

            Esta bandeira levantada pelo jovem parlamentar baiano, com apenas 5 meses de mandato, servem de norte para mostrar o caminho que Neto deverá seguir, lutando por causas importantes e de interesse de toda a população brasileira que, realmente, vem tendo essa preocupação com a falta de oportunidades para um faixa etária que precisa de muito apoio para o próprio bem e para o bem da Nação.

Troféu Leão do Norte – Brasil 2023

            E foi justamente por essa bandeira que a equipe da Revista Total incluiu o nome do deputado federal Neto Carletto na lista das personalidades agraciadas com o Troféu Leão do Norte – Brasil 2023, cuja entrega deverá acontecer em seu gabinete, na Câmara Federal, em Brasília, no próximo mês.

Viagem à China

A amizade do Presidente Lula com o seu tio, Ronaldo Carletto, a ponto de o presidente ter viajado para 3 dias de descanso numa das propriedades do ex-deputado, em Caraíva, comunicada litorânea situada em Porto Seguro (BA), logo após a vitória no segundo turno, ajudou no convite feito a Neto para a viagem à China.

Em contrapartida, a presença do deputado federal Neto Carletto, na comitiva do presidente , deve contar como um fator positivo para Ronaldo Carletto, que disputa o comando do PP baiano com o também deputado Mário Negromonte Júnior.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar