Realizada no período em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou o São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado e Senado Federal do Instituto Potencial, divulgada nesta quarta-feira (29), comprova que a eleição do próximo mês de outubro vai seguir a tendência de polarização entre os candidatos apoiados pelo líder do Executivo Nacional e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, Marília Arraes (SD) conta com 25,5% das intenções de voto, seguida por Anderson Ferreira (PL), com 13,1%, e Raquel Lyra, do PSDB, com 11,9%. Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB) aparecem empatados com 8,6%.
Entretanto, quando há cruzamento de apoios entre os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e à Presidência da República, Marília Arraes cai para 20,3%, quando associada a Paulinho da Força, enquanto Anderson Ferreira, ligado ao presidente Jair Bolsonaro, sobe para 16,1%. Danilo Cabral, do PSB, quando relacionado a Lula, vai para 14,8%. Raquel Lyra aparece com 10,9% e Miguel Coelho tem 7,7% no cenário estimulado com os seus pré-candidatos ao Planalto, Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (UB), respectivamente.
O mesmo conceito se aplica na disputa pelo Senado, quando, na modalidade estimulada, Armando Monteiro (PSDB) aparece com 18,1%, Teresa Leitão (PT) com 15,8% e Gilson Machado Neto (PL), 10,2%. Após o cruzamento de apoio presidencial, Teresa Leitão, associada ao ex-presidente Lula, sobe para 22,5%, enquanto a segunda posição passa a ser ocupada por Gilson Machado, nome ligado ao presidente Jair Bolsonaro, com 13,9%. Armando Monteiro cai para a terceira posição, com 12,1%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PE-04435/2022 e BR-08372/2022.

Foto Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar