O brilhante advogado recebeu nesta segunda-feira (06/12) o troféu Leão do Norte 2021 da mãos de Marcelo Mesquita, em seu gabinete, em Recife (PE)

Por Marcos Lima Mochila

Paulo Henrique Melo Silva Sales é um advogado pernambucano que nasceu em Recife, em 10/07/1972 , sendo o primeiro dos dois filhos de Antônio Henrique Fonseca Sales e Mirtes Melo Silva Sales, pais de um casal.

Paulo Sales graduou-se em Direito em 1997, na Faculdade de Direito de Olinda e fez pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, na Faculdade Damas, tendo concluído em 2010.

É especialista em Tribunal do Júri e realiza palestras sobre práticas e procedimentos de Processo Penal.



Mesmo sendo um grande causídico, com o Direito pulsando em suas veias, o que o torna um grande defensor da Justiça, o advogado também é provido de muita sensibilidade, sendo um grande poeta, escritor, tendo se tornado Imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, na qual ocupa a Cadeira de nº 310, da Academia Internacional de Literatura e Artes – Cadeira de nº 20 e da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, além de ser Membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCRIM) e também da União Brasileira de Escritores – UBE, Membro Vitalício da Academia Independente de Letras – Cadeira nº 113 (AIL SCRIPTORIUM), Membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA e Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Gravatá.

Imbuído, sempre, do sentimento de justiça e de defesa de todos os tipos de pessoas, de todo e qualquer segmento, é 3º vice-presidente da União Brasileira de Escritores para o biênio 2021/2022 e presidente da União Brasileira de Escritores Núcleo Olinda.

Ostenta diversas condecorações, entre as quais a de Príncipe dos Poetas Brasileiros – Homenagem ao Poeta Olavo Bilac, a Comenda Maria Quitéria – Heroína da Pátria (pela Febacla, a Comenda Láurea Acadêmica qualidade Ouro, a mais alta Comenda da Febacla, a Comenda da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão, Patrimônio Histórico e Cultural da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial Godos de Oriente e o título de Cavaleiro Comendador da Soberana Ordem da Coroa de Gotland, pela Febacla.

Foi agraciado com os títulos de Cidadão das cidades de Olinda, através da resolução nº 1118/2016 e de Paulista- PE, através da resolução nº 644/2018, e de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas concedida pelo centro Sarmathiano de Altos Estudo Históricos e Filosóficos, além de muitos outros títulos e comendas.

Já portador de tantas homenagens, ete ano ele figura entre um dos destaques do Prêmio Revista Total Brasil 2021, pelo que fez jus ao Troféu Leão do Norte, o qual lhe foi entregue hoje pelo diretor-presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita.


“Uma personalidade como o Dr. Paulo Sales, ao receber o nosso Troféu, uma homenagem da Revista Total a personalidades que se destacam em todos os segmentos, ele pode até se emocionar mas é mais um título para a sua grande coleção. Para nós, no entanto, é uma honra poder homenagear uma figura tão querida e tão brilhante como o é esse grande advogado pernambucano”, ressaltou Marcelo.

“Marcelo Mesquita é dono de uma simplicidade e de uma humildade que o torna ainda mais importante e mais categorizado em tudo que se habilita a fazer, principalmente em se a de um segmento tão importante como a Comunicação. Talvez, por isso, ele não compreenda o quanto é importante para mim e motivos de grande felicidade e orgulho receber esse prêmio de destaque da Revista Total, o que me torna, sem dúvida, muito maior”, afirmou o Dr. Paulo Sales.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar