O evento, que será realizado nesta quarta (10), apresentará ao público os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica
 
Coordenação de Comunicação

A Orquestra Criança Cidadã apresenta, na próxima quarta-feira (10) às 15h, a aula-espetáculo “Os instrumentos da orquestra sinfônica”, no teatro da Caixa Cultural Recife. A aula, conduzida pelo maestro titular da OCC, José Renato Accioly, contará com a participação de jovens músicos da Orquestra. O evento é gratuito.

As orquestras sinfônicas tomaram forma em meados do século 18, na Europa Central, e foram adquirindo mais volume nos dois séculos seguintes. Esses conjuntos artísticos até hoje continuam a fascinar gerações e a eternizar sinfonias, óperas, peças sacras, balés e outros gêneros da música de concerto (ou erudita, ou clássica, como se queira chamá-la), com suas dezenas de integrantes.

O objetivo da aula-espetáculo é aproximar as pessoas dos timbres que constroem acusticamente uma verdadeira orquestra sinfônica, apresentando a diversidade sonora desse grupo, que nem todo mundo conhece. Assim, o público terá a chance de conhecer cada um dos vários instrumentos que formam uma orquestra e como a sonoridade das peças é formada com a junção de tantos sons. De quebra, a plateia poderá aproveitar uma interpretação musical com integrantes da OCC. 

Segundo o maestro Accioly, a experiência vai ser digna de criar uma nova visão da música. “Quando você não conhece como o som é produzido, você ouve, mas não tem toda a percepção daquilo. Mas quando passa a saber como a orquestra funciona, também passa a ‘ouvir a música com outros olhos’”, explica. 

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar