A história de José é muito conhecida, entre cristãos e não cristãos. E hoje precisamos muito de pessoas dispostas a estar aprendendo a ter fé como José teve.
A integridade de José é exposta com clareza desde jovem a governador do Egito.
Em todos os lugares que pisou, sofreu, mas também venceu.
Superou a traição dos seus irmãos, a inveja, os maus tratos, a escravidão, as investidas e a mentira da mulher de Potifar, o cárcere, e ao chegar ao Palácio de Faraó, não se corrompeu, e tampouco se esqueceu de suas origens: os nomes de seus filhos levavam o significado de sua vida, e desejou que seus ossos fosse carregados para Canaã.
José foi um homem livre, verdadeiramente:
Seus irmãos o enviaram para longe de sua casa, mas José não se prendeu à amargura; Potifar ouvindo sua mulher o lançou na prisão, mas José não se prendeu à vingança; ele conservou suas emoções firmes durante as crises.
Faraó o constituiu governador, mas as riquezas do Egito não prenderam o seu coração, não se contaminou e nem se tornou arrogante, porque venceu.
Diferentemente do povo que seguiu Moisés, José sabia que o Egito não era lugar para se estabelecer eternamente. Ele não pôde sair dali em vida, mas sabia que um dia Deus levaria o povo de volta, e seus ossos poderiam seguir viagem.
José esteve no palácio de Faraó, fez o seu melhor e foi um instrumento de Deus para livrar da morte sua própria família que o havia ferido tanto, mas o palácio e toda a riqueza não o deslumbrou.
O Egito, foi usado por Deus em muitas ocasiões para salvar o seu povo, mas não se tornou a terra da promessa.
José cria na promessa e esperava por ela. Não a viu, mas tinha certeza absoluta de que os seus ossos descansariam em Canaã.
Aprendendo a ter fé
Isso é fé! Fé é resistir! Fé é não se deixar aprisionar por mágoas e ressentimentos; fé é crer que Deus está no controle e, então, não executar vingança. Fé é saber que Deus é capaz de transformar os sonhos em realidade! Fé é nomear as conquistas com gratidão! Fé é seguir acreditando nas Promessas de Deus, apesar dos sofrimentos, das perseguições, das prisões, dos esquecimentos de quem poderia te ajudar, das injúrias, calúnias e inverdades.
José tinha fé no Deus dos Seus antepassados. José não se esqueceu da promessa. Apesar de ser tratado com maldade por sua própria família, não se esqueceu de sua origem e da mão de Deus sobre a descendência do seu pai.
Em tempos de incertezas, creia! Em tempos de dores, acredite no Deus que realizou as promessas, e em tempos de amnésia seletiva, lembre-se! Ative sua memória e não deixe que as circunstâncias roube a sua Fé.
Que Deus fale com você através dessa mensagem e pela fé tome posse das promessas de Deus em sua vida, e a principal promessa que Ele não te deixaria só!
Uma feliz e abençoada quarta feira para você e os seus!

Escrita pelo pastor Peter Miranda

Postado por Marcelo Mesquita

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar