Trabalhando o tema: “Todas as pessoas com deficiência merecem uma dose de respeito”, diversas Secretarias contam com ações até o dia 27 de agosto

Com o tema: “Todas as pessoas com deficiência merecem uma dose de respeito”, teve início nesta sexta-feira (20) em Garanhuns a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença das secretárias de Educação, Wilza Vitorino; de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira; da Mulher, Betânia Monteiro; do secretário de Articulações Políticas e Governo, Gedécio Barros, além de vereadores e outros servidores da Prefeitura de Garanhuns.

Representando o Prefeito Sivaldo Albino, Wilza Vitorino explanou a necessidade de uma educação que atinja todos as pessoas independentemente de suas especificidades: “Iniciamos esta semana em um momento de discussões nacionais sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência. É importante que todos saibam que proporcionar uma escola inclusiva é dever de toda a sociedade. Nós precisamos sim adequar o sistema de ensino com diferentes abordagens, porque somos diferentes, mas não podemos separar. É de total interesse do nosso gestor colocar em prática uma escola que seja de fato inclusiva”, alertou.

Eliane Madeira, aproveitou a ocasião para comentar a importância da pasta da Assistência Social e Direitos Humanos, totalmente ligada à pauta. “A Secretaria sempre estará aberta ao diálogo porque faz parte de sua missão cuidar da pessoa com deficiência, mas eu quero aproveitar o momento para pedir que todos aqui presentes não façam deste evento só mais uma semana, mas que essas ações sejam permanentes. Não nos esqueçamos, também, de que as pessoas precisam ser vistas além de sua deficiência”, pontuou.

O primeiro Vereador com deficiência do Agreste Meridional, Juca Viana, fez uso da palavra agradecendo a disponibilidade e empenho do Prefeito Sivaldo Albino com a causa. Logo após, a coordenadora da Casa dos Conselhos Rita de Cássia, fez uma apresentação sobre como devemos nos portar diante de pessoas com qualquer tipo de deficiência. O advogado Jarbas Trindade encerrou o evento falando sobre a Lei nº 14.176/2021, que estabelece o “Auxílio Inclusão”. Diversas atividades serão realizadas ao longo da próxima semana, encerrando no dia 27 de agosto com carreata pelas ruas da cidade.

Fotos: Fernando Henrique

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar