O oftalmologista sertanejo que há 32 anos cuida dos olhos dos pernambucanos e de outros clientes que vêm de vários lugares à procura de seu tratamento, é um dos homenageados da Revista Total com o Prêmio DESTAQUE TOTAL

Por Marcos Lima Mochila

.

Prestes a completar 55 anos, o Dr. Álvaro Dantas de Almeida Junior que, tendo nascido em Salgueiro, criou-se em Belém do São Francisco, distante a menos de 80 km, ambos os municípios localizados no Sertão pernambucano.

Filho de uma tradicional família sertaneja, ele tem mais quatro irmãos, com os quais, aos 8 anos, veio morar no Recife.

Estudou no antigo Colégio Nóbrega e, logo cedo, com apenas 16 anos, foi aprovado no Vestibular de Medicina, na Universidade Federal de Pernambuco. Como a aprovação no concurso se referia ao início na vida universitária na segunda entrada, o ainda adolescente preferiu voltar para Belém do São Francisco e virou, por seis meses, produtor de cebolas, uma vez que não queria ficar ‘abanando o vento’ durante esse período.

Voltou para o Recife e, em 1989, terminou sua graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursou Especialização em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 1996. Fez ainda mestrado em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo e, em 1992, realizou a residência médica pela Fundação Altino Ventura.

Depois desse período de residência no Altino Ventura, partiu para Belo Horizonte, a fim de fazer especialização na área de glaucoma. Estudou no Instituto Hilton Rocha, considerado o centro de ensino Top do país.

“Foi um grande aprendizado, em uma escola que forma os maiores líderes oftalmológicos do Brasil”, ressaltou Dr. Álvaro Dantas em uma entrevista à revista Negócios PE, em 2016.

Em 2014, inaugurou a clínica dos seus sonhos, o Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone), que e localiza na Avenida Barão de Souza Leão, 425, instalada em dois andares do Pontes Corporate Center, anexo do Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

O Instituto, em Boa Viagem, segundo o Dr. Álvaro, foi desenvolvido durante uma fase de amadurecimento profissional, quando também foram definidos os parâmetros da organização. Ao lado da Zeeis do Brasil, o Ícone criou um conceito que o levou à criação do Zeeis Reference Center, projeto único no mundo, que pratica um processo de alta segurança na área de saúde incluindo toda a parte de descartabilidade, precauções de infecções e identificação segura do paciente.  

“Todos os mínimos detalhes são pensados para que, praticamente, obtenham zero risco de problemas que são evitáveis. Este procedimento e o modo diferenciado do atendimento, que é o maior detalhe do Ícone, encantam os pacientes, que podem observar os cuidados minuciosos que são tomados antes, durante e depois da cirurgia”, explica o Dr. Álvaro.

Além de exercer suas atividades oftalmológicas e administrar a Ícone, Dr. Álvaro Dantas é membro da Academia de Oftalmologia dos Estados Unidos e da Europa, além da Sociedade Internacional de Catarata Refrativa.

Com todas essas ocupações e responsabilidades, no entanto, o sertanejo não esquece suas raízes e continua mantendo uma forte ligação com a cidade em que se criou, Belém do São Francisco, onde é sócio da Agrodan, empresa que é responsável por 30% de toda manga exportada pelo País.

A Revista Total, que anualmente agracia diversas personalidades políticas e empresarias, antes apenas de Pernambuco (até 2018) e atualmente de todo o Brasil, teve de sua equipe a unanimidade quando relacionou o Dr. Álvaro Dantas e Almeida Júnior como um dos homenageados deste ano do Prêmio DESTAQUE TOTAL. No início de agosto a direção dará início à entrega dos troféus Leão do Norte que, a princípio, deverão ser entregues aos homenageados em suas empresas e, em novembro, desde que não haja mais risco atinentes à pandemia, será realizada a grande festa do ano, reunindo os agraciados de todo o país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar