A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta terça (25/5) audiência pública remota para debater melhorias para o Ginásio de Esportes de Sobradinho. De autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante), o evento reuniu professores, atletas e voluntários de projetos e programas sociais que utilizam o espaço. Uma enquete para discutir sugestões de novo nome para o ginásio foi lançada pelo parlamentar em seu site institucional e será tema de projeto de lei.

Palco dos principais eventos esportivos da cidade, o Ginásio de Esportes de Sobradinho é bem frequentado e utilizado não só pela comunidade da Região Administrativa, mas como a de todo o DF. Antes da pandemia da Covid-19, passavam por lá aproximadamente 1 mil pessoas todos os dis, entre às 6h e 1h30, desde a ginástica comunitária para a terceira idade até o futebol com trabalhadores de bares e pizzarias, por exemplo.

No espaço, normalmente são oferecidas gratuitamente à comunidade 16 modalidades de esportes: futsal, ginástica, capoeira, karatê, voleibol, ginástica rítmica, ninjútsu, acupuntura, kungu-fu, street dance, boxe chinês, boxe, judô, jiu-jitsu, futevôlei e dança charme. Durante a pandemia, este número foi reduzido a cinco modalidades.

Professora de Voleibol do programa Centro de Iniciação Desportiva em Sobradinho, Vera Lúcia Saldanha Mendes Carlos falou da sua experiência como aluna e hoje treinadora no ginásio de esportes, destacando a importância do local para o resgate de crianças e adolescentes.

“Eu posso dizer com toda a certeza que foi através desse projeto que eu tive a oportunidade de vivenciar o esporte e ter oportunidade de viajar, conhecer outras culturas. Depois tive a inteção de cursar Educação Fisica para dar continuidade ao esporte Voleibol. Entrei na Secretaria de Educação através de concurso”, conta.

“Trabalho aqui há 12 anos no lugar do professor Hélio (aposentado), com muito orgulho, dando continuidade a este projeto. Através dele tenho a certeza de que nós tiramos muitas crianças e adolescentes das ruas, das drogas. Trabalhamos muito a disciplina e damos excelentes oportunidades para que eles cresçam. Tenho o privilégio de dizer que através desse programa dois atletas meus chegaram à seleção de base do Brasil e hoje são atletas do Brasília Vôlei”, comemora Vera.

Novos espaços

Idealizador do Projeto Esportivo Abarka (futsal), Fábio Abarka falou da vontade de ver o espaço sediar eventos esportivos nacionais e até internacionais. Segundo ele, mais de 10 mil crianças passaram pelo local nos 12 anos em que a Copa Abarka promoveu sua tradicional competição interescolar com escolas públicas e particulares da zona Norte do DF.

“Vamos fazer um parque vivencial no centro de Sobradinho com várias modalidades, um na quadra 6, e um na quadra 15. Se houver vontade política, sai do papel. Tendo dois espaços para beneficiar vários esportes, o ginásio naturalmente desafoga. E deixamos o ginásio para grandes eventos”, sugere.

“Eu rodei todos os ginásios do DF e hoje, ginásio público, não existe nenhum igual ao de Sobradinho. Dá para trazer liga nacional, eventos internacionais de capoeira, grandes eventos. Estamos com uma joia aqui que precisa ser lapidada”, defendeu Fábio Abaska.

Ele também celebrou investimentos recentes no local, viabilizados por João Cardoso por meio de emendas parlamentares. O recurso foi e tem sido aplicado em benfeitorias tais como pintura do piso externo, pintura da alvenaria externa, revitalização do alambrado, troca do placar eletrônico, troca da iluminação, troca da central de câmeras de segurança (com oito câmeras), troca de torneiras dos banheiros, consertos de encamento, entre outras.

Melhorias

Gestor do Ginásio de Esportes de Sobradinho, Laerte César Timóteo, pediu mais investimentos para manter a qualidade dos esportes e atendimento aos frequentadores do espaço.

“Falar do ginásio é falar da minha vida porque isso aqui é minha vida. Através da emenda do deputado João Cardoso, conseguimos, depois de 20 e tantos anos, trocar a iluminação por LED, colocar um placar eletrônico. Já deixamos de ter eventos nacionais e internacionais porque não tinhamos placar eletrônico. O telhado é um caos dentro desse ginásio e precisa ser arrumado urgentemente”, cobrou.

“Não tem palavras para agradecer o que você (João Cardoso) está fazendo pela nossa cidade, pelo ginásio e pelas crianças de Sobradinho. Hoje tenho o prazer de falar que o melhor ginásio de Brasília é o nosso. E vai ser o melhor por todos os tempos. Parabéns a todos os professores porque eles são guerreiros. Sob sol e chuva, eles estão aqui fazendo um belo trabalho com as crianças. Sempre falo que não estamos aqui para fazer atleta e campeão, estamos aqui para fazer cidadãos”, conclui.

De acordo com João Cardoso, que é morador de Sobradinho e frequentador do ginásio, o espaço é tido como um dos principais pontos de encontro da cidade e atualmente uma importante alternativa para a retomada da saúde física e mental durante e pós a pandemia.

“Acredito que um dos caminhos para a retomada da saúde física e mental pós-pandemia e medidas de isolamento, não só de nossa comunidade, mas no geral, serão as práticas desportivas. Vejo o esporte e a vivência em comunidade como remédio para muitos dos efeitos colaterais desta crise e outras que ainda podem surgir”, comenta João Cardoso.

Reconhecimento

O parlamentar relembrou grandes nomes que passaram pelo ginásio desde a sua criação, há 33 anos, e lançou uma enquete em seu site institucional para discutir um novo nome para o local. O assunto é tema de projeto de lei de autoria do distrital, que tem como objetivo atender a uma antiga reivindicação da comunidade de Sobradinho, no sentido de homenagear os pioneiros que contribuíram para o fomento, a consolidação e o fortalecimento do esporte na região.

Um dos nomes mais cotados é de Sir Peres de Barros, um dos primeiros ícones do esporte de Sobradinho, que chegou a ser orientador técnico do Unidos de Sobradinho, Botafogo e Kosmos. O atleta, natural de Alegrete (RS), faleceu no dia 7 de novembro de 2008. Quando vivo, ressaltava o orgulho de ter sido um dos atletas a trazer o fogo simbólico para a inauguração de Brasília, em 1960. A enquete pode ser acessada pelo link: https://joaocardoso.com.br/enquete-ginasio-de-sobradinho/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar