Candidato do bloco de oposição à Prefeitura de Orobó na eleição municipal de 2020, Thomas Brito (PSB) foi superado pelo candidato da situação, Biu Abreu (DEM), por uma margem percentual apertada. Ex-vereador do município do Agreste Setentrional, o socialista obteve 47% dos votos válidos contra 53% do democrata.

Em entrevista à Cultural FM, o presidente do PSB em Orobó garantiu estar antenado na política local juntamente com os seus aliados. “Para você fazer política, não precisa necessariamente exercer um mandato. Basta ter compromisso com as pessoas. E o nosso grupo político demonstra que tem compromisso com Orobó. Na última eleição, 47% dos eleitores acreditaram no nosso projeto, então temos que trabalhar pelo nosso povo e fazer valer a confiança das pessoas”, afirmou.

Na avaliação do socialista, o atual prefeito não vem correspondendo às expectativas da população nestes pouco mais de 100 dias de mandato. “Eu vejo que as pessoas esperavam mais. Quando você elege um prefeito, você espera que ele vá trazer benefícios e melhorias para o município. Mas, infelizmente, o que a gente escuta nos quatro cantos da cidade é que ‘Orobó tem dois prefeitos’ e o atual prefeito não tem autonomia para resolver as demandas da população nem para tomar decisões importantes para o município. A gente fica triste com esses relatos sobre ingerência e sobre falta de poder de decisão por parte do Executivo, pois nós queremos que as ações da Prefeitura beneficiem, de maneira concreta, a vida das pessoas”, opinou.


Depois de tecer suas críticas, o oposicionista negou que os comentários têm motivações eleitoreiras. Nas suas palavras, a única intenção é trazer maior qualidade de vida para o povo de Orobó. “Eu acredito que quando você tem a oportunidade de ser prefeito do seu município, você tem que se dedicar e tratar cada dia como se fosse o último dos quatro anos de mandato. Essa é uma avaliação minha enquanto cidadão de Orobó, não enquanto político. Não quero julgar ninguém, mas também estou sempre à disposição do povo oroboense. É importante que as pessoas tragam ações que melhorem o município através dos seus conhecimentos. É isso que o nosso grupo político vem fazendo nas comunidades. Mesmo com a difícil missão de fazer oposição em uma cidade pequena, a gente não se esconde e sempre está à disposição do povo. A Prefeitura não tem dono, e a política é passageira. O sol nasceu para brilhar para todo mundo”, sublinhou. A pandemia da Covid-19 é um fator complicador. “Sabemos que a pandemia vem atrapalhando todas as gestões, e pedimos a Deus para que possamos atravessar esse momento com saúde”, acrescentou o oposicionista.

De olho na eleição de 2022

Ao ser questionado sobre as eleições de 2022, momento em que a população votará para os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, Thomas Brito respondeu que conversa constantemente com os correligionários do PSB e ainda aguarda definições. “Vamos conversar com o governador, com os deputados e com os vereadores e, também, vamos aguardar as definições que vêm do Palácio do Campo das Princesas. A política se faz através de diálogo, pensando no que é bom para todo mundo, e não através de imposição. O que posso garantir é que a gente carrega no coração o sentimento de gratidão ao povo de Orobó”, frisou.

O líder do PSB em Orobó aproveitou a oportunidade para elogiar os deputados estaduais Clodoaldo Magalhães (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD), seus aliados nas andanças em busca de recursos para o município. “Quero registrar os trabalhos que eles vêm fazendo por nós, principalmente na área da Saúde. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, estamos conseguindo resolver demandas, sejam elas exames ou cirurgias, junto aos hospitais do Recife, através das influências desses deputados. A gente fica feliz por dar assistência e atenção às pessoas de Orobó que precisam se dirigir à capital para fazer um tratamento de Saúde. Não ganhamos a eleição de 2020, mas estamos usando os nossos conhecimentos para conquistar recursos e obras para a cidade”, disse.

Como exemplo de obra articulada junto ao Governo do Estado, o socialista mencionou a conclusão da rodovia PE-88, que liga Orobó ao município de Umbuzeiro, na Paraíba. “Conseguimos essa obra através do programa Caminhos de Pernambuco, lançado pelo governador Paulo Câmara e pela secretária de Infraestrutura do Estado, Fernanda Batista. Esse programa é destinado a construir rodovias por nosso Estado e está orçado em mais de R$ 500 milhões”, explicou.

Texto: Luís Francisco Prates
Entrevista e apuração: Luís Corrêa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar