Secretaria de Saúde contabilizou, de janeiro a abril, que pessoas acima de 70 anos e profissionais da saúde, em sua maioria, já concluíram o esquema de vacina e iniciou público na faixa de 60 a 64 através de agendamento nos PSFs

Garantindo comodidade, rapidez e mantendo o distanciamento social, o município de São Vicente Férrer, na região do Agreste Setentrional pernambucano, segue firme na luta contra a COVID-19. Nesta quinta-feira (15) a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou, em um novo balanço, que 75% das vacinas recebidas já foram utilizadas em favor do público prioritário, ou seja, profissionais da saúde e idosos, em sua maioria já concluíram o calendário vacinal das duas doses da vacina. Neste momento, o município segue vacinando o público dos 60 anos ou mais.

São Vicente Ferrér tem uma população de 18.085 mil habitantes, e recebeu do Ministério da Saúde, desde janeiro, um total de 2.930 doses. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade segue com plano estratégico de prevenção à covid-19, com fornecimento de testes rápidos, conhecidos como RT-PCR, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s), espalhadas pela cidade e zona rural. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram realizados 921 testes. O exame é recomendado, pelos médicos e profissionais das equipes de saúde da família, prioritariamente, para pessoas que apresentem algum sintoma característico do vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente Ferrér também segue com outras ações preventivas. Segundo o Coordenador de Vigilância em Saúde, Alberto Aguiar, o município está equipando a Unidade Mista Edson Régis Carvalho, considerado o maior complexo de saúde pública municipal. “Lá, além dos atendimentos preventivos contra o novo coronavírus, a gestão, preocupada com a situação da saúde da população, também irá realizar, dentro dos próximos dias, a instalação de uma nova ala destinada ao acolhimento e tratamento inicial dos pacientes com COVID – 19. O projeto inclui a criação de 07 novos leitos, sendo 02 deles com o respirador mecânico, para atendimento de pessoas em estado grave da doença. Atualmente, a unidade conta com uma equipe qualificada em saúde pública, formada por técnicos, enfermeiros e médicos”, afirmou Aguiar.

Na atual gestão do prefeito Marcone Santos (PP), mudanças significativas estão sendo realizadas para melhorar o sistema de saúde do município, como explica a secretária de Saúde, Leila Carvalho. “Nesses primeiros meses de gestão, estamos unidos e focados na otimização e qualificação do serviço de saúde municipal. Já fizemos algumas melhorias, como aquisição de respiradores, monitor e bomba de infusão e melhoramos a sala vermelha. Tudo isso para que a população possa ter assistência necessária”, finalizou.

Desde o início da pandemia, o município de São Vicente Ferrér registrou cerca de 1.033.00 casos da COVID-19. Desse total, 820 já se recuperaram. Outras 165 pessoas estão em tratamento e, infelizmente, 20, faleceram.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar