A iniciativa ajudará o micro empreendedor, o pequeno agricultor e o produtor familiar na venda dos produtos

Machados dá um passo importante na assistência aos agricultores rurais da região com a reativação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com o prefeito do município, Juarez Rodrigues, o objetivo é manter o homem do campo trabalhando na Zona Rural com todas as condições necessárias. “É um sonho meu implantar em Machados este Programa que vai promover o crescimento da agricultura local. Vamos expandir a plantação de macaxeira, inhame, batata doce e outros importantes produtos cultivados na região”, destacou o gestor municipal.

O Secretário de Agricultura do município, Naldo Marcolino, relata que a iniciativa de reacender o programa partiu das dificuldades dos agricultores familiares na hora de vender seus produtos. “A partir da reativação do PAA, já estamos recebendo as mercadorias dos agricultores. Com certeza, esse dinheiro vai ajudar muito essas famílias. E temos que comemorar esse passo importante em Machados”, destacou o Secretário.

De acordo com Naldo Marcolino, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi uma peça importante na reativação do PAA no município. “Assim que procuramos o IPA, o órgão constatou a carência dos agricultores locais e decidiu realizar essa parceria”, revelou. “Essa parceria entre a Prefeitura de Machados e o IPA contará com assistência técnica – principalmente na agricultura familiar – e com orientação na produção dos alimentos. O IPA vem para oferecer um suporte e fortalecer esse trabalho na cidade”, ressaltou o extensionista do IPA, Luís Filho. O PAA permite que os órgãos realizem a compra de alimentos do micro empreendedor, do pequeno agricultor e do produtor familiar sem a necessidade de licitação e os destinem às famílias em vulnerabilidade social e para instituições sociais.

No município de Machados, a Secretaria de Assistência Social ficará responsável pela distribuição dos alimentos, como explica o Secretário de Assistência Social, Ivan do Sindicato. “Os alimentos serão entregues às famílias em vulnerabilidade social da cidade que são cadastradas no CRAS. De imediato, entregaremos as mercadorias que foram adquiridas”, explicou.

O Banco do Nordeste é outra instituição que também firmou parceria com a prefeitura de Machados para a reativação do PAA. “O Banco do Nordeste já tem um histórico de parcerias com municípios e com a agricultura familiar. Temos vários programas de financiamento destinados ao pequeno produtor, justamente para manter o homem no campo e lhe dar qualidade de vida. E será justamente isso que vamos realizar em Machados”, garantiu o gestor do Banco do Nordeste, Manlhio Freire.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar