Abrahão da Silva Gama, mais conhecido como Seu Abraão, morreu em sua residência nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), aos 91 anos

Seu Abrahão já foi homenageado pelo Jornal Meio Norte (Foto: Arquivo/ Jornal Meio Norte)

Por Victor Melo

Postado por Marcos Lima Mochila

.

O tradicional comerciante Abrahão da Silva Gama, mais conhecido como ‘Seu Abrahão do Suco’, faleceu aos 91 anos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), em sua residência, no Centro de Teresina, onde também é localizado seu famoso estabelecimento, entre as ruas Rui Barbosa e Manoel Domingues.

A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas segundo informações colhidas pelo Meionorte.com, a suspeita é de que tenha sido por complicações causadas pela covid-19. Abrahão da Silva se afastou das atividades nos últimos dias devido aos sintomas, como a falta de ar que o comerciante sentia. Além disso, Seu Abrahão ‘do Suco’ havia tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na terça-feira (08), quando nos dias seguintes, começaram a surgir os indícios da infecção.

Em entrevista ao Meionorte.com, o médico infectologista Kelson Veras explica que a proteção contra as formas graves do vírus não atinge seu nível máximo com menos de 14 dias após a vacinação ser completada. Em casos de infecção em um tempo inferior a esse período, após a última dose, o paciente não desenvolveu a resposta vacinal ideal para a imunização.

“É muito importante para quem está se vacinando agora entenda que a vacina precisa de duas para promover um máximo de eficácia em termos de proteção contra a Covid-19. E mesmo tomada a segunda dose, nosso organismo precisa de alguns dias para produzir anticorpos e células de defesa que vão nos proteger contra a Covid-19. Então só podemos considerar uma proteção razoavelmente eficaz e idealmente, três a quatro semanas depois”, conclui.

Nas redes sociais, a tristeza é unânime. Muitos teresinenses lamentaram o falecimento do empreendedor. O tradicional suco gelado era vendido há mais de 60 anos e faz muito sucesso. Todos os dias são vendidos 600 litros de suco, sendo 200 litros só de cajá, um dos preferidos entre os clientes. É com a venda dos sucos que o empresário ajudava diversas pessoas e seus funcionários. 

O Governador do Piauí, Wellington Dias, lamentou em seu perfil no Instagram a morte do comerciante. Para ele, a sua história de vida se mistura à história do Centro de Teresina. “Recebi a notícia do falecimento do nosso estimado Seu Abrahão. Quem nunca fez uma parada pra tomar um suco com salgado em sua lanchonete? A sua história de vida se mistura a história do Centro de Teresina. Um exemplo de empreendedorismo e tradição do Piauí. Que falta a sua presença física vai fazer, Seu Abrahão! Mas saiba que o seu legado nunca será esquecido no coração dos piauienses”, escreveu.

Em nota, a Prefeitura de Teresina também manifestou seu pesar. “Durante muitos anos Seu Abrahão enriqueceu a gastronomia teresinense com o sabor inigualável com os sucos que produziu, imortalizando o famoso ‘Suco do Abrahão’. Sua imagem ficará na história como um empreendedor persistente e pioneiro em seu segmento”, diz a nota. O Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, também usou suas redes sociais para deixar seus sentimentos aos familiares e destacar a importância da história de ‘Seu Abrahão’. “Ele sempre será um desses símbolos cuja trajetória se mistura com a própria história de Teresina. Em uma das diversas entrevistas que deu sobre seu negócio, revelou que todo o sucesso vinha da fé e do amor com que fazia seus sucos. Meus sentimentos aos familiares e a todos aqueles que passaram pela sua lanchonete e puderam sentir o doce sabor do seu suco, e o carinho de seu atendimento”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar