Por: Diego Lagedo – Pernambuco em Pauta

Postado por Marcos Lima Mochila

.

Em votação nesta quinta-feira (11), o plenário da Alepe derrubou o parecer da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça que declarava a inconstitucionalidade do PL de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP) que inclui as igrejas entre as atividades essenciais em Pernambuco durante a pandemia. O parecer foi rejeitado por 29 deputados, 9 votaram a favor do parecer e 7 estavam presentes mas não votaram.

A derrubada do parecer contou com o voto de quase todos os 11 deputados do PP, com exceção de Antônio Moraes, e também com os votos dos deputados de oposição e de outros deputados governistas. Já o PSB, PT, PDT, PCdoB e PSOL se posicionaram praticamente em unanimidade contra a constitucionalidade do projeto que reconhece as igrejas como essenciais.

Na CCLJ, o projeto havia sido rejeitado por 5 votos a 3. Votaram a favor da constitucionalidade os deputados Alberto Feitosa (PSC), Priscila Krause (DEM) e Romero Sales (PTB). Já Antônio Moraes (PP), Tony Gel (MDB), Aluisio Lessa (PSB), Diogo Moraes (PTB) e o relator João Paulo (PCdoB) votaram contra. Como o resultado não foi unânime, ele pôde ser reapreciado em plenário.

Com a derrubada do parecer da CCLJ, a constitucionalidade do projeto foi reconhecida e ele poderá ser levado às outras comissões e ao plenário. Pela atual configuração, a tendência é que o projeto seja aprovado em definitivo no plenário e as igrejas sejam reconhecidas como atividades essenciais em Pernambuco.

Foto: Alepe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar