.

Anderson Gomes Coutinho é natural de São Lourenço da Mata, Pernambuco e pai de Sara Coutinho, de cinco anos. Estudante de Direito, qualificado em Gestão Pública para o 3º setor, sua trajetória nos movimentos de juventude teve início através do movimento estudantil, na escola Estadual Conde Correia de Araújo, quando integrou a presidência do Grêmio Estudantil.

Anderson foi o primeiro membro de sua família a candidatar-se a um cargo político, tendo sido eleito o vereador mais jovem da história de São Lourenço da Mata, em 2012.

Em 2013, fundou o Instituto Juventude Criativa, ONG que fomenta ações para atender crianças, jovens e adultos, mediante parcerias com empresas e instituições internacionais, o que lhe proporcionou o título de Ativista Social e Ambiental.  

Na gestão interina do ex-prefeito Gabriel Neto, implantou as ações do ID Jovem (A Identidade Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015), entre outros projetos.

Agora, em 2021, foi convidado pelo prefeito Vinícius Labanca para assumir a Diretoria da Juventude de São Lourenço da Mata.

A criação dessa Diretoria, na atual administração, é um compromisso do prefeito Vinícius Labanca, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de juventude, dando maior atenção para a preparação do jovem para o mundo e visando dar acessibilidade à Cultura, ao Esporte, à Educação, e principalmente à profissionalização, com metas de inserção. A Diretoria pretende se articular com as demais secretarias do município e também do Estado, em busca de integrar as políticas públicas em prol da juventude, através de realizações de palestras, de estudos relativos a essa faixa etária, propondo a escuta e a criação de um diagnóstico sociocultural em três eixos: família, renda e moradia, tudo isso com o objetivo de garantir o acesso aos serviços das demais secretarias.

A pretensão de Anderson Coutinho é propiciar melhores condições de acesso aos serviços inerentes à juventude, melhorar o aproveitamento profissional, enfim, ocupar o tempo ocioso da juventude do nosso município com ações que possam colaborar com o crescimento pessoal e coletivo. O jovem, mediante essas condições, pode ser uma célula multiplicadora da política pública e da juventude.

“Não basta apenas a criação de políticas públicas voltadas à juventude, é necessário colocá-las em prática e o nosso time está preparado, evitando o desvio para a marginalidade, promovendo mais políticas públicas para o combate à desigualdade social em nosso município”, destacou Anderson.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar