Não é verdade que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, ocupe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou Planejamento no Governo Paulo Câmara quando regressar da sua temporada de férias após oito anos despachando no Palácio do Capibaribe. Nenhuma das duas pastas serve ao desejo dele, de ficar na mídia, não ser esquecido, para ensaiar a pré-candidatura a governador nas eleições de 2022.

Se o PSB enxerga de fato Geraldo como o candidato natural à sucessão de Câmara tem que colocá-lo numa área que passe a ter uma relação direta com os verdadeiros protagonistas de 22: prefeitos, ex-prefeitos e caciques da política interiorana. Esta vitrine não pode ser outra se não a Casa Civil, responsável pela articulação do Governo com a Assembleia, a bancada federal e os municípios.

Nela, Geraldo teria, sim, o poder que persegue e necessita para se viabilizar candidato. É a Casa Civil que cuida da agenda diária do governador, faz a ponte com a sociedade civil. Desenvolvimento Econômico é uma pasta fim, no entanto, por mais que toque obras, está fora da mídia. Alguém que esteja lendo a coluna que não seja do meio ou do Governo sabe quem é o atual secretário de Desenvolvimento?

Pouquíssimos, como também são raros os que lembrariam o nome do secretário de Planejamento. Desenvolvimento e Planejamento são, portanto, presentes de grego para Geraldo. O quase ex-prefeito não precisa mais se firmar como tocador de obras. Carece de articulação política, de linha direta com os interlocutores de 2022. No Brasil, a maioria dos políticos se firmam pelos seus cargos. Sem vitrine, Geraldo cai no esquecimento. Um ano e meio para chegar a próxima eleição é uma eternidade.

Remanejamento – A Casa Civil está ocupada pelo secretário José Neto, um dos coringas e pupilos mais fiéis do governador Paulo Câmara, que pode muito bem ser remanejado para a chefia da Assessoria Especial, função que Antônio Carlos Figueira vinha desempenhando até ontem. O que se diz em Palácio, aliás, é que Figueira se antecipou na jogada da toalha para limpar a área para Geraldo, com quem não se bica. Se vier a ser confirmado na Casa Civil, o ainda prefeito passa de fato a ser o mais importante agente do Governo.

Fonte blog do Magno Martins

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar