Entidade oferece há 18 anos atendimentos aos que aguardam em fila para transplante, pacientes em tratamento e aos transplantados

  Em tempo que não se pode abraçar, que tal abraçar uma boa causa? Diante do impacto financeiro causado pela Covid-19, a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF), lançou uma campanha para levantar recurso financeiro e continuar atendendo doentes de fígado atendidos na Unidade de Transplante de Fígado (UTF), como faz há 18 anos. Considerado como um dos maiores programas de transplante de fígado do mundo, o espaço tem instalação no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, área Central do Recife. 

Sem fins lucrativos, o trabalho da APAF é pautado no compromisso com o cuidado, o suporte socioassistencial e a assistência em saúde de pacientes carentes da UTF, que necessitam de tratamento e acolhimento por problemas hepáticos crônicos.

Mesmo com as doações que recebe por mês, o número de donativos têm caído, e o que chega na entidade não está sendo o suficiente. A abrangência de atendimentos é intensa. A APAF acompanha e recebe, pacientes brasileiros de mais de 11 estados (grande maioria do nordeste). A entidade proporciona acolhimento e suporte aos que aguardam em fila para transplante, aos que estão em tratamento e aos transplantados.

“Atendemos pacientes em sua grande maioria em difícil condição financeira. A doença hepática incapacita totalmente o indivíduo, levando a família ao empobrecimento, revela o presidente da APAF, o hepatologista Cláudio Lacerda, que também chefia a equipe do UTF. Dr. Cláudio destaca que os pacientes têm grandes dificuldades para sobreviver pela delicada questão da doença e ainda precisam encarar os custos para tratamento. 

COMO AJUDAR A APAF?

As doações em dinheiro para a entidade podem ser feitas através das contas abaixo:

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE APOIO AOS DOENTES DE FÍGADO – APAF

CNPJ: 04.833.011/0001-03Banco Santander –  Agência: 4020, Conta Corrente: 13000011-8

Banco do Brasil –  Agência: 3243-3, Conta Corrente: 10108-7 

UTF/APAF EM NÚMEROS:

Considerado o programa de transplante de fígado com pacientes mais carentes do mundo, a entidade realiza cerca de 10 mil atendimentos por ano. Mais de 3 mil famílias são assistidas. Do público atendido, 90% são adultos e 10% crianças (a partir de 0 anos). No ano de 2019, foram feitos 130 transplantes, sendo que os maiores centros (particulares) na Europa registraram média de 100 transplantes.

CONTATO:

Quem desejar falar com os voluntários da associação, pode fazer contatos através do e-mail: amigosdaapaf@yahoo.com.br ou pelos telefones: (81) 3184.1244 e (81) 9 8894.7939. É possível acompanhar o trabalho da APAF pela internet, no perfil da entidade no instagram: @amigosdaapaf

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar