O PSB venceu as eleições municipais no Recife e em Maceió com os deputados federais João Campos e João Henrique Caldas, respectivamente, neste domingo (29). O PSB ainda voltou a vencer em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, com o ex-prefeito Rubens Bomtempo. O socialista teve 55,18% dos votos contra 44, 82% de Bernardo Rossi.
No primeiro turno, o partido elegeu 250 prefeitos e 2.948 vereadores em todo o país.
Aos 27 anos, João é o mais jovem prefeito eleito em 2020. Com vantagem maior do que previam todas as pesquisas, João derrotou por ampla margem a petista Marília Arraes, com 56,27% dos votos contra 43,73%.
A vitória do PSB em Recife é um reconhecimento das realizações dos dois governos do prefeito Geraldo Julio e dos sucessivos governos estaduais – que caminha para completar 16 anos. Também revela que os recifenses acreditaram nas ideias inovadoras de João Campos e na sua forma transparente e propositiva de fazer política.
No segundo turno, o socialista enfrentou uma campanha de fakenews e ofensas produzidas por sua adversária, levando a Justiça a decidir em favor de João em pelo menos 68 ações.
A vitória de JHC em Maceió tem enorme significado político. Com 58,64% dos votos válidos, o socialista derrotou o candidato Alfredo Gaspar Mendonça (MDB), apoiado por uma coligação de nove partidos, pelo senador Renan Calheiros (MDB), ex-presidente do Senado, e por seu herdeiro, Renan Filho, governador de Alagoas. Mendonça somou 41,35% dos votos.
Em suas redes sociais, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, comemorou a vitória nas duas capitais.
“João Campos faz história com esta conquista. Os recifenses escolheram o candidato da verdade, do compromisso com a população, da união com o campo progressista. De nada adiantaram as fake news, a rede de intrigas e ofensas pessoais contra João, nem a intenção da oposição de cravar um projeto político nacional a qualquer preço a partir de Recife”, afirmou.
Siqueira disse que João venceu pelo “talento político, pelas ideias inovadoras, pela capacidade de resistir e pelo amor à sua cidade”.
O prefeito eleito comemorou o resultado com milhares de militantes, líderes socialistas e a sua família. “Fomos eleitos para governar para todos os recifenses. Independente do seu credo, da sua raça, sua cor, local onde mora, nós governaremos para todos os recifenses. Serão quatro anos de trabalho, trabalho e trabalho!”, disse.
O prefeito eleito se referiu ao pai, o ex-governador Eduardo Campos. “Não poderia celebrar esta vitória sem lembrar a minha referência na vida e na política, o meu pai, Eduardo Campos”. E completou: “A felicidade é muito grande por aqui, estamos juntos pelos nossos sonhos. O futuro começa agora!”
Carlos Siqueira também parabenizou JHC pela vitória. “É com muito orgulho que o PSB tem em seus quadros jovens se consolidando na política. Com 58% dos votos, @JHC_40 usará sua experiência como vereador, deputado estadual e federal para melhorar a vida da população”, escreveu Siqueira.
Em suas redes sociais, JHC comemorou a conquista: “Agora é hora de trabalhar, arregaçar as mangas e continuar esse trabalho maravilhoso com esse povo gentil que me abraçou. Vou retribuir com muito trabalho e esforço. A mudança de verdade chegou!”
Aos 33 anos, JHC se consolida como uma das grandes lideranças de seu Estado.
Petrópolis
Além das capitais, no segundo turno, o PSB voltou a vencer em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, com Rubens Bomtempo. O socialista teve 55,18% dos votos contra 44, 82% de Bernardo Rossi.
“O povo sabe que quando eu fui prefeito os postos de saúde tinham remédios, médicos. A gente precisa trabalhar essa questão do desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento social, não abro mão dessa pauta”, afirmou Bomtempo.
Bomtempo foi prefeito de Petrópolis por três mandatos: 2001-2004, 2005-2008 e 2013-2016, marcando suas gestões pelas políticas sociais e de saúde pública. O socialista é filho do médico e político Rubens de Castro Bomtempo, que foi prefeito de Petrópolis em 1964, sendo cassado pelo regime militar.
Trajetória de João Campos
Engenheiro civil, tendo sido aprovado na Universidade Federal de Pernambuco no segundo ano do ensino médio, João Campos foi eleito, em 2018, deputado federal. Com 460.387 votos, foi o candidato mais votado da história de Pernambuco. É também o vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB.
Na Câmara Federal, coordenou a Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação, analisando ações e propondo políticas para o setor. Liderou a Frente Parlamentar da Renda Básica, reunindo representantes de 23 dos 24 partidos da Câmara, e esteve à frente da CPI do Óleo, assinada por 267 deputados, para investigar o vazamento de 5 mil toneladas de óleo na costa do Nordeste.
Foi autor de mais de 500 proposições legislativas e 69 projetos de lei. João Campos tem no pai, Eduardo Campos, sua grande referência política, ao lado do seu bisavô Miguel Arraes, outra grande inspiração. Entre as lições aprendidas com esses grandes líderes, afirma João, está “a coragem de lutar pelos princípios em que acredita. E a fazer seu próprio caminho”.
Trajetória de JHC
Advogado, especialista em Direito Digital e Compliance, JHC ganhou visibilidade política quando, com 23 anos, como deputado estadual, denunciou irregularidades nas movimentações bancárias descobertas na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Como deputado federal, em 2018, reelegeu-se sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente.
JHC é vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital, da qual foi proponente.
Em seu mandato parlamentar, dedicou-se ainda às ações de fiscalização dos gastos públicos, e de garantia dos equipamentos médico-hospitalares para o combate ao coronavírus.

fonte:PSB Nacional

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar