O secretário executivo do Consórcios dos Municípios Pernambucanos (Comupe), José Mário Barros Falcão, representando a diretora-presidente da iniciativa e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, participou na última quinta-feira (29) de um webinar promovido pelo Portal de Compras Públicas com o tema “As Vantagens dos Consórcios Intermunicipais nas Contas Públicas”.

Durante sua fala, José Mário frisou a crescente onda de formação de consórcios na região Nordeste, do volume de economia gerado pelo Comupe e da segurança dos processos realizados. “Consórcios são ferramentas que a gente costumava ver mais na região Sul, mas agora há essa crescente na região Nordeste, especialmente em Pernambuco. Aqui, temos a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), representada pela seu presidente José Patriota, que é um incentivador da criação dessas ferramentas e foi um dos responsáveis pela incubação do Comupe, que hoje agrega 16 municípios e é especializado em compra compartilhada de medicamentos da atenção básica”, contou o secretário. 

“Além da economia que gira em torno dos 30%, o município que hoje é consorciado ao Comupe conta com uma equipe extremamente qualificada, que faz a compra compartilhada e trabalha com as melhores ferramentas disponíveis no mercado, o que faz com que tenhamos processos seguros de registro de preços e pregão eletrônico. Além de contarmos também com parceria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE)”, frisou José Mário. 

Participaram também da webinar o CEO do Portal de Contas Públicas, Leonardo Ladeira, a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Rio Grande do Sul, Elisabete Rolim e o Eloí Rönnal, diretor executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina. Além da mediadora Stella Menegucci. A webinar completa está disponível no youtube do Portal de Compras Públicas, no https://bit.ly/3kMwagE.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar