Por Marcos Lima Mochila

.

Edmar Lyra ressalta, em seu blog, a importância de Mendonça Filho, em seu palanque, contar com um time de três ex-ministros: Armando Monteiro, Bruno Araújo e Fernando Bezerra, todos com muito prestígio em Brasília e com serviços prestados a Pernambuco.

Concordo que esse fato e a força desse trio – assim como o nome de sua vice, Priscila Krause -, são deveras importantes, realmente. Não acredito, no entanto, que nomes nacionais do DEM, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre ou de partidos aliados, como o do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), venham a somar para um melhor resultado. 

Por vários motivos. No caso do governador paulista, no momento ele não goza de um bom índice de aprovação em SP e está mais preocupado em comprar as vacinas chinesas. Quanto aos presidentes da Câmara e do Senado, pesa contra eles o desejo insano de se perpetuarem no poder, o que soma negativamente.

Não podemos deixar de admitir, no entanto, que um correligionário que, certamente, poderá somar muito, no palanque de Mendonça, é o presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, hoje com aprovação beirando os 80% na capital baiana.

A questão dos contatos para a efetivação de diversas parcerias, já discutidas por Mendonça, com vários ministros, também confere ao democrata um diferencial de muito peso, principalmente sabendo-se que dois dos principais concorrentes, que se encontram entre os quatro primeiros, falam alto e bom som que não querem parceria com o presidente Bolsonaro, esquecendo-se que sem ele o futuro prefeito não poderá conquistar muita coisa para o Recife.

Se houve um avanço, nos anos de Eduardo Campos como governador de Pernambuco, isto se deveu a seu bom trânsito e sua amizade com o presidente Lula. Negar isto, é esconber elefante em caixa de fósforo.

Portanto, faz-se mister que o candidato do DEM saiba aquilatar as forças que lhe convêm e que o ajudarão. E, para isso, ele tem experiência bem acima da soma de todos os demais candidatos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar