O Prefeito de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, recusou o acordo proposto pelo Ministério Público Federal. O referido acordo tinha como intenção o não prosseguimento do processo que acusa o Gestor de suposto furto de águas do rio são Francisco e invasão de terras da União. Vale destacar que, no corrente ano, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região julgou abusiva a prisão de Clebel, determinando a revogação das medidas cautelares impostas pelo Juízo de 1º grau, com a devolução da fiança paga pelo Prefeito.
Clebel, por ter todas as provas de que é inocente, decidiu não aceitar os termos do acordo elaborado pelo MPF, optando por prosseguir com o processo judicial, para provar a sua inocência perante a Justiça. A audiência que seria realizada nesta terça-feira (20) foi dispensada pela Juíza, tendo em vista que Clebel se manifestou contrário ao acordo no último dia 19, sendo desnecessária a sua realização.
No tocante à acusação de furto de águas, o DECRETO Nº 24.643, DE 10 DE JULHO DE 1934, especificamente nos seus Arts. 10, 34, 36, 71, 80, dispõe que “O proprietário ribeirinho, tem o direito de fazer na margem ou no álveo da corrente, as obras necessárias ao uso das águas”.
Ademais, quanto a necessidade de outorga de água, o Art. 5º, II da Resolução CNRH Nº 16 de 08/05/2001 c/c Inciso II, do seu Art. 1º, da Resolução ANA nº 1.940/2017, que substituiu a Resolução nº 1.175, de 16/09/13, dispõe que as captações iguais ou inferiores a 86,4 m³/dia, não dependem de outorga pelo Órgão competente.
No que se refere às acusações de que Clebel teria invadido terras públicas, várias são as provas de que a União foi quem invadiu suas terras sem a devida indenização, tendo esta se apossado irregularmente de mais de 30 hectares de terras do Gestor.
Quanto as alegações de suposto desmatamento, Clebel informa que jamais desmatou a área de preservação permanente, muito pelo contrário, quem conhece a sua propriedade sabe de todos os cuidados adotados com o meio ambiente local, garantido a preservação da fauna e da flora. Por todos esses motivos, bem como diante de todas as provas que possui, e que serão devidamente apresentadas à Justiça, Clebel não aceitou o acordo proposto pelo MPF, optando por responder criminalmente uma acusação infundada e sem qualquer robustez comprobatória.

Fonte Edmar Lyra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar