Trazer serviços públicos, moradia e desburocratizar a abertura de negócios serão pontos fundamentais. A limpeza da área também está no projeto

Por Marcos Lima Mochila

.

O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho, caminhou, na tarde desta sexta-feira (9), pelo Centro do Recife, onde conversou com comerciantes, camelôs, vendedores, e participou de uma reunião com lojistas num auditório comercial, na Rua das Calçadas.

Acompanhado da candidata a vice em sua chapa, Priscila Krause, o democrata afirmou que fará uma intervenção radical no Centro, partindo de dois eixos de recuperação: as avenidas Guararapes e Dantas Barreto. Mendonça anunciou, ainda, que pretende criar zonas especiais com IPTU mais baixo, além de incentivo de recuperação de áreas que estão abandonadas no Centro. 

Segundo Mendonça, as modificações urbanísticas terão como prioridade o quadrilátero do entorno da Avenida Guararapes, compreendendo as ruas do Sol e Matias de Albuquerque, a Praça da Independência, a Rua Siqueira Campos e a Avenida Dantas Barreto, até o seu início na Praça da República. As intervenções terão impacto, ainda, nos terminais de ônibus, com a melhoria e modernização das paradas e a criação de uma praça de alimentação. Toda essa renovação vai, na análise de Mendonça Filho, ampliar a intervenção para o entorno da Avenida Guararapes e promover uma nova conexão para o bairro de São José e a Avenida José Estelita, já na Bacia do Pina.

O plano de governo elaborado pela coligação “Recife Acima de Tudo” contempla, para o Centro do Recife, ações estratégicas, como a primeira definição do zoneamento de novos usos, como, por exemplo, a indicação de moradia no Centro, a mobilização do setor produtivo para participar das intervenções e a iniciativa de reforçar a tradição mascate do local, com a criação de parcerias que façam a localidade voltar a se desenvolver de forma sustentável. O democrata criticou a gestão do PSB na Prefeitura por afastar o empreendedor, porque só pensa em taxar e criar impostos para quem deseja abrir negócios na área.

“A gestão do PSB só sabe criar dificuldades para os negócios. Vamos cuidar desta área central, trazer vida e rever essas taxas elevadas. O Centro vai poder voltar a ser o que era antes, uma referência importante para o Recife”, afirmou, ressaltando que o centro está esquecido, com prédios abandonados, casario mal cuidado e muita sujeira e mal cheiro.

“Isto afasta as pessoas. E um lugar sem circulação de pessoas torna-se perigoso”, completou.

Mendonça garantiu que já começou a negociar com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para que os cursos superiores da instituição venham todos para a área central. “Serão cerca de dois mil estudantes circulando aqui, comprando, movimentando a região.”

Credito: Carlos Teixeira/DP/D.A Press. Brasil. Recife – PE. Fachada do Bar Savoy

Ele prevê a implementação de obras e ações que transformem o centro da cidade novamente numa referência, com condições de funcionar diuturnamente, durante todos os dias da semana, com as pessoas podendo circular sem medo, pois o local também contará com segurança 24 horas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar