Distante pouco mais de 30 quilômetros de Garanhuns, administrada desde 2017 pelo PSB do Governador Paulo Câmara, Jucati caminha para reeleger o atual Prefeito Ednaldo Peixoto no próximo dia 15 de novembro deste ano. Isso é o que mostra pesquisa realizada no município entre os dias 9 e 10 de setembro pelo Instituto Simplex Consultora, a que o Blog do Gidi Santos obteve acesso com exclusividade.

Segundo o levantamento, cuja margem de erro é de 5,57%; Ednaldo lidera a corrida pela Prefeitura com o dobro da intenção de voto do seu adversário, Gerson Henrique. De acordo com a Simplex, Peixoto tem 54,6% das intenções de voto no município, enquanto que Gerson, apenas 26,5%.

Esse resultado, é bom que se diga, representa 67% dos votos válidos de Jucati a favor do atual Prefeito, ante apenas 32,6% de seu adversário. Brancos e nulos foram 0,7%, enquanto que “Não Souberam” ou “Não Responderam”, 18,3%. Ao total, foram ouvidas 300 pessoas, na cidade, distritos e zona rural. Dentre os entrevistados, com idades entre 16 e 79 anos, 51,17% eram homens, 48,83% mulheres,

Outro dado aferido pela pesquisa do Instituto caruaruense; o de rejeição, também indica o bom momento político eleitoral que vive Ednaldo em Jucati. Apenas 23,6% revelaram que não votariam no atual Prefeito, enquanto que 50,6%, não admitem votar em Gerson.

O Trabalho feito por Ednaldo ao longo desses quatro anos também foi bem avaliado, o que explica sua liderança na corrida pela Prefeitura. Para 81% dos entrevistados a administração feita por Peixoto é positiva, fica entre “Bom-57,4%” e “Muito bom-23,8%”.

Já para 14,8%, ela é negativa, ficando entre “Ruim-com 10%” e “Muito ruim-com 4,8%”. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

OPINIÃO – A julgar pelos números apresentados pelo Instituto Simplex; com a eleição batendo a porta, e devido a transformação que fez no município com o apoio do Governador Paulo Câmara, Ednaldo Peixoto tem tudo para ser reeleito no próximo dia 15 de novembro.

Com as coisas dando certo em Jucati, e sem nenhum fato novo na política capaz de interferir radicalmente na disputa pela Prefeitura, dificilmente esse resultado será revertido, razão pela qual não é precipitado dizer que Ednaldo já pode encomendar o paletó da posse.

METODOLOGIA – Realizada entre os dias 9 e 10 de setembro de 2020 a pesquisa Simplex foi feita por meio do formato quantitativo, e através de entrevistas pessoais e presenciais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado de Jucati – PE, 300 ao total.

O controle interno ocorreu a partir do início da coleta dos dados, onde os entrevistadores foram fiscalizados permanentemente por supervisores de campo. Além disso, uma verificação aleatória foi realizada em 20% dos questionários in loco e também por telefone. A Pesquisa está registrada no TSE sob o número PE-05266/2020.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar