O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a “retomada consciente” das atividades no estado após uma sequência de renovações da quarentena para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A medida será renovada por mais 15 dias, de forma mais branda. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes.

“A partir do dia 1º de junho, por mais 15 dias, manteremos a quarentena, e também retomaremos as atividades econômicas no estado de São Paulo”, afirmou. A quarentena foi decretada no estado em 24 de março e renovada por três vezes até 31 de maio. Segundo Doria, a adoção da medida foi capaz de salvar 65 mil vidas. O governador não descartou voltar atrás em relação às medidas de afrouxamento.

Ainda nesta semana, Doria afirmou que as medidas para o combate ao novo coronavírus levariam em conta a situação de cada região do estado. Como antecipou a CNN, a quarentena será mais restrita na capital paulista, região metropolitana e Baixada Santista, com um uma maior flexibilização em regiões do interior.

Para a reabertura gradual da economia, o estado será dividido por regiões, que serão classificadas por cores: verde, amarelo, laranja e vermelha. Haverá critérios técnicos para que uma região possa evoluir de estágio, permitindo a abertura de novos setores.

O estado São Paulo está em quarentena desde 24 de março, há aproximadamente dois meses. Com o novo período, a quarentena chegará a 12 semanas.

Atividades essenciais

Na coletiva, a prefeitura de São Paulo recomendou que alguns setores considerados essenciais interrompam as atividades. Atualmente, cerca de 80 setores estão nessa classificação, como supermercados, farmácias, lavanderias, call center, restaurantes por delivery, construção civil, indústria, entre outros.

Conforme apurou a CNN anteriormente, a interrupção das operações nestes setores não será obrigatória, mas apenas recomendada, o que tende a reduzir os efeitos da medida. Por enquanto, não haverá lockdown (bloqueio total) na capital paulista, quando apenas supermercados, farmácias e postos de combustível funcionam.

Segundo avaliação das autoridades do estado e da prefeitura, seria complicado implementar o lockdown por falta de efetivo policial e disposição da população. No entanto, há uma forte recomendação para que as pessoas permaneçam em casa para conter a disseminação do novo coronavírus.

Da CNN Brasil

Foto: Henrique Barreto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar