Vai faltar inserção…

As regras eleitorais deste ano tendem a gerar crises para os candidatos proporcionais. Com a extinção das coligações para vereadores, cada um dos 35 partidos do Brasil é uma chapinha em cada cidade. O que amplia a dor de cabeça para juntar candidatos, que fazem contas para saber se é mais fácil se eleger numa chapa concorrendo com vereadores de mandato, ou sem essa concorrência. Tudo depende se o candidato vai parar a reeleição ou tenta se eleger pela primeira vez (ou mesmo voltar, caso já tenha exercido mandato em legislaturas anteriores).

Mas a regra também será pesada na propaganda eleitoral. Quando havia coligações proporcionais, o tempo de cada partido era determinado a partir da quantidade de deputados federais de cada sigla. Cabia à coligação distribuir internamente o tempo de cada partido, e era comum uma legenda se sobressair a outras, divulgando mais os seus candidatos do que o dos aliados. Agora, o tempo é fixo e determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Aí provém mais uma potencial crise: a distribuição das inserções ao longo do dia. Alguns partidos terão mais vereadores de mandato, que têm preferência na exibição, do que propriamente inserções, vinhetas ou spots por dia. Embora não seja a propaganda eleitoral que elege ou não, ninguém quer abrir mão de tirar o máximo proveito dela. Vamos aguardar o que vem por aí.

MENDONÇA – No Recife, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) apostou numa chapa sem vereadores de mandato. A expectativa é que, com sua postulação majoritária, o grupo saia beneficiado e possa fazer de dois a três vereadores. Em 2018, Mendonça foi o candidato a senador mais votado na Capital e chega com boas credenciais para disputar a prefeitura.

BRASIL – O Brasil registrou mais de 100 mortes em 24 horas, totalizando 687 óbitos e mais de 14 mil casos confirmados. Isso porque os estados têm seguido metodologias diferentes. Não há um critério uniforme, pois o Ceará tem feito um volume de testes maior que o de Pernambuco, o que produz distorções em estatísticas como a taxa de letalidade.

PANDEMIA – Pernambuco, aliás, fechou a semana passada com oito mortes em decorrência do coronavírus, mas esse número ultrapassou a cada dos 30 durante o final de semana. O problema se espalhou para muitos municípios, como Vitória de Santo Antão e Camaragibe. O pior, preveem especialistas, virá entre a segunda quinzena de abril e metade de maio. Ficar em casa é necessário e urgente.

Coluna diária da Revista Total – Política Total
E-mail marcelomesquitart@gmail.com
Telefone: (81)99660-9090 whatsapp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar