Sobrevida ou extrema unção?

A tensão que marcou a segunda-feira no Ministério da Saúde foi completamente evitável. Não bastasse toda a preocupação com a escalada da pandemia no Brasil, a pasta ainda tem que conviver com o cai-não-cai do ministro Luiz Henrique Mandetta, provocado por aliados do presidente Jair Bolsonaro. A situação causou uma união de ministros pró-Mandetta, capitaneada pelos generais da Esplanada e com apoio de Paulo Guedes e Sérgio Moro. Não restou ao Planalto nada além do recuo. Temporário ou não, os próximos dias vão dizer.

A manifestação de solidariedade por parte dos servidores do Ministério da Saúde demonstra o respaldo que Mandetta conseguiu. Valorizar a ciência num governo que conseguiu a marca de voltar a discutir o terraplanismo não é tarefa fácil. Sobreviver a uma fritura sem fim, aparentemente causada por ciúmes e outras discórdias, fazem o ato parecer uma extrema unção. O último lampejo antes da eminente queda. Só não dá para cravar quando.

Quando a imprensa se dedica a especular (ou, como no caso de ontem, a cravar) a data que o ministro sairá, morde a perigosa isca do jogo do poder. A eminência de furo na era das redes sociais é um seríssimo risco de barrigada, falando aqui em termos jornalísticos. Já era hora de ter percebido o jogo político do Planalto, pois não é o primeiro episódio em que se planta uma declaração, seja lá por qual fonte, e depois ela é oficialmente negada e a imprensa descredibilizada. Uma hora a ficha cai, embora já tenha passado a ser cartão e hoje quase nem se use mais orelhão.

BOLSA – Após semanas caóticas, as ações na Bolsa brasileira iniciaram esta em alta considerável. Investidores, e sobretudo especuladores, ganham muito dinheiro com situações como esta pandemia, e não é de se espantar que torçam por seu prolongamento, pois o pânico traz lucros. E como traz.

PRAIAS – O fechamento das praias e parques não foi uma medida muito respeitada pela população. A iniciativa por parte do Governo do Estado encontrou muitos contraventores, como foi visto em fotos durante o final de semana. O fechamento de parques é mais fácil, pois estes têm portões. Mas uma orla de seis quilômetros é mais complicado, embora a população devesse ajudar. Boa Viagem é um dos bairros com maior incidência de propagação do maldito vírus.

CIDADANIA – Com o ingresso dos vereadores Jayme Asfora e Júnior Bocão no Cidadania, o partido entra para a disputa com dois parlamentares de mandato. Isso sugere que o deputado federal Daniel Coelho, presidente da sigla no estado, deve ser o candidato a prefeito da oposição. O ex-ministro Mendonça Filho, que preside o DEM, não filiou vereadores de mandato, o que dificulta suas condições a encarar uma majoritária. A oposição ainda conta com André Régis (PSDB), Ivan Moraes (PSOL) e Fred Ferreira e Renato Antunes, ambos do PSC.

Coluna diária da Revista Total – Política Total E-mail marcelomesquitart@gmail.comTelefone: (81)99660-9090 Whatsapp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar