Por Márcio Maia

As ampliações dos sistemas de abastecimento dágua do distrito de Pirituba, em Vitória de Santo Antão, e do distrito de Guadalajara, em Paudalho, foram inauguradas pelo governador Paulo Câmara (PSB). Nas obras em Pirituba, o Governo do Estado investiu cerca de R4 800 mil, beneficiando mais de 6 mil moradores, enquanto em Guadalajara, o investimento foi na ordem de R$ 4 milhões e a obra vai garantir abastecimento para cerca de 12 mil pessoas. Os sistemas vão funcionar com água oriunda da Barragem do Goitá, em Paudalho.

Em Pirituba, distrito de Vitória de Santo Antão, o entusiasmo da população era imenso, pois há tempo que o serviço era solicitado. Após inaugurar o sistema de abastecimento, o governador falou sobre sua satisfação de entregar mais essa obra e elencou desafios para este ano que se inicia. “É importante estar aqui em Vitória de Santo Antão, ter condições de entregar mais uma obra de água. A comunidade aqui, maior distrito do município, ainda não tinha água com regularidade e qualidade, e estamos trazendo isso”.

A presidente da COMPESA, Manoela Marinho, explicou que aobra foi realizada com recuros próprios do Governo de Pernambuco e da empresa e consistiu na perfuração de um novo poço tubular, instalação de estação elevatória, construção de unidade de desinfecção, implantação da rede de distribuição e ligações às residências. O prefeito de Vitória, Aglaílson Junior (PSB), agradeceu o empenho do governador Paulo Câmara para a concretização do projeto e ressaltou a importância para o abastecimento da população. “O distrito de Pirituba é o mais importante de nosso município e agora, com o abastecimento dágua regularizado, os moradores terão melhores condições de vida”.

Dona Severina Farias, de 67 anos, nascida e criada em Pirituba, foi uma das beneficiadas. “Quando não tinha água na torneira era agonia demais. Tinha que ficar comprando garrafão para dar conta de tudo e era um dinheiro que fazia falta. Agora, graças a Deus, a gente não precisa mais se preocupar com isso. A vida é outra coisa. Tem água para beber, tomar banho, lavar a roupa. Só tenho a agradecer ao governador, porque sem ele não isso não ia se tornar realidade”. GUADALAJARA – Em Paudalho, Paulo Câmara supervisionou o trabalho realizado e falou sobre a importância da obra. “Acompanhei desde o início essa questão aqui em Guadalajara, essa ausência do abastecimento regular e de água tratada. Isso precisava ser finalizado e ter um encaminhamento. A crise infelizmente existe, e os recursos são poucos, mas temos que priorizar aquilo que é importante e que não pode ser adiado. O abastecimento de água e o saneamento são questões que temos priorizado ano a ano em Pernambuco”.

O prefeito Marcelo Gouveia, que estava acompanhado do vice, André Nunes Viana, disse que as obras eram aguardadas há décadas pela população e agradeceu ao governador por ter tomado a decisão de realizar a ampliação do fornecimento dágua. “Todos nós estamos muito satisfeitos e só temos que agradecer a Paulo Câmara, que, mesmo com a crise que atinge o Brasil e os Estados, está conseguindorealizar obras importantes para melhorar a vida dos pernambucanos, principalmente os mais pobres e caentes dos serviços públicos”

A partir de agora, os habitantes serão beneficiados com a operação do sistema comandada pela COMPESA. Antes, a população contava com um calendário irregular de abastecimento. Dona Angelina Marinho, moradora há 20 anos da comunidade, consumiu água sem tratamento e reclamava muito. “Era suja e não subia para a caixa. Agora, está subindo e eu estou economizando até na minha energia, já é mais um dinheirinho no bolso. A água agora é boa, limpinha. Antes a gente precisava ficar tratando, botando cloro em pó. Agradeço ao governador por ter colocado água limpinha para a gente”.

Ao final das inaugurações, Paulo Câmara destacou ainda que há muito o que ser feito em todo o Estado em 2020 em favor da população. “Vamos continuar trabalhando para gerar emprego, renda, para continuar atraindo empresas para cá, melhorando a educação, diminuindo os índices de violência, entre outras coisas. Isso vai ser feito com muito trabalho, parcerias e unidade com o nosso povo, em favor da melhoria da qualidade de vida”.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar