Folha de Pernambuco – O ministro José Múcio Monteiro, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) foi eleito o “pernambucano do ano” pelo colunista social João Alberto. Múcio foi escolhido como a personalidade pernambucana que mais se destacou em 2019. Em sua coluna, João Alberto definiu o ministro como um “gentleman na melhor acepção do termo, uma das figuras mais queridas de Pernambuco”.

A escolha repercutiu entre lideranças do mundo político. Para o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), Múcio é um merecedor das melhores referências. “José Múcio Monteiro sempre exerceu as funções públicas com simplicidade, zelo e nobreza. Hoje como presidente do TCU empresta suas virtudes e equilíbrio ao país, sendo merecedor das melhores referências no ambiente local e nacional”, frisou.

O senador Humberto Costa (PT), por sua vez, disse que o ministro é um pernambucano de grandes qualidades. “Foi um excelente quadro no governo do presidente Lula e, no TCU, tem desempenhado um papel de grande relevância para o país. É um homem do diálogo, sempre atento aos grandes temas do Brasil e do nosso Estado”, sublinhou o petista.

Unanimidade
Para o líder do PSB na Câmara, o deputado Tadeu Alencar, a escolha é inconteste. “O ministro José Múcio é uma unanimidade. Como empresário, secretário de Estado, parlamentar, ministro de Estado e, agora, como ministro e presidente do Tribunal de Contas da União mostrou-se um talento de grande capacidade realizadora, afeito ao diálogo, competente, gregário, com visão republicana e espírito público, que brilhou em todos os cargos e funções, públicas e privadas, que ocupou”, disse.

“Além do mais, é dono de um charme pessoal como poucos. Consultados, os pernambucanos decerto sufragariam, com orgulho azul e branco, esse que, membro da elite, soube encarnar vivamente a nossa tradição insurgente, que é do que mais se orgulha em seu patrimônio, o povo pernambucano”, complementou.

O deputado federal e presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, também exaltou o presidente do Tribunal de Contas da União. “José Múcio é um orgulho para todos nós pernambucanos pelo seu caráter e pelo seu relacionamento com as pessoas que lhe são caras”, disse

O também deputado federal Fernando Monteiro (PP), comentou a homenagem. “Eu trabalhei com ele muitos anos, fico muito orgulhoso. É mais do que merecido. Todos os adjetivos que você puder botar são poucos. Como sobrinho é um orgulho”, disse o parlamentar. “Tio Múcio é isso, conciliador, agradável, simpático. Para mim, a pessoa em que me espelho é tio Múcio por tudo que ele trouxe a política pernambucana e brasileira”, acrescenta.

Fernando Monteiro lembrou ainda que o seu tio sempre diz que “sempre trabalhou para melhorar a vida das pessoas” e que isso serve de aprendizado e de inspiração para a sua vida. “Há mais de 20 anos ele diz: nunca invista em prestígio, invista em conceito”, complementou.

A deputada federal Marília Arraes (PT), por sua vez, ressalta que José Múcio sempre foi um homem que cultivou o respeito, até mesmo aos adversários. “Dono de uma grande capacidade de negociação e debate, é sem dúvida um conciliador nato. Para mim, um dos maiores exemplos de sua personalidade gentil e sensata foi sua conduta durante as eleições ao Governo de Pernambuco, 1986, quando ele disputou com Miguel Arraes. Foi derrotado nas urnas, mas atuou de forma a construir a vitória da democracia e do respeito às divergências, numa época em que nosso País tanto precisava.

O reconhecimento como pernambucano do ano é uma homenagem mais que justa, também representa uma maneira de apresentar à minha geração e às seguintes esse grande homem que faz parte da História de Pernambuco”, disse a parlamentar.

Já para o colunista de política Magno Martins, o presidente do Tribunal de Contas da União dispensa apresentações. “É o tipo do político em extinção: sério, honrado e de elevado espírito público. Por isso, João Alberto acertou em cheio na escolha”, escreveu o jornalista em seu blog.

Carreira
Recifense, José Múcio Monteiro iniciou sua carreira na vida pública como vice-prefeito de Rio Formoso, cidade em que também foi prefeito. Ele disputou o governo de Pernambuco pela Frente Democrática, em 1986, com o apoio da maioria dos prefeitos do Estado e de políticos pernambucanos de expressão, mas foi derrotado por Miguel Arraes, pai da ministra Ana Arraes, que é vice-presidente do TCU.

Além disso, foi deputado federal por cinco mandatos, presidiu a Celpe, foi secretário de Transportes do Estado e secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente da Cidade. Em 2009, foi indicado para compor o Tribunal de Contas da União. Em 11 de dezembro de 2018, foi empossado na presidência do TCU.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar