Por Márcio Maia
Com a utilização de drones, o Exército dos Estados Unidos bombardeou o Aeroporto Internacional de Bagdá, capital do Iraque, matando nove pessoas, entre elas o general Qassem Soleimani, o segundo homem mais importante do Governo Iraniano, e Abdu Mehdi Al-Muhandis, líder pró-Teerã. A morte do militar iraniano, considerado herói nacional em seu país, exacerbou as tensões no Oriente Médio com repercussão na Europa, Estados Unidos e Brasil, provocando pedidos de vingança por parte dos líderes do Irã.
O Pentágono, comando militar dos EUA, confirmou que a ordem de matar Soleimani partiu do próprio presidente Donald Trump, ressaltando que a decisão foi tomada depois que uma multidão pró-Irã atacou o prédio da Embaixada Americana, em Bagdá, na terça-feira passada.
O presidente Trump, através das redes sociais, confirmou ter mandado assassinar o oficial. Disse que “o general Qassem Soleimani matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo período e tramava matar muito mais. Ele era diretamente responsável pela morte de milhões de pessoas. Deveria ter sido assassinado há muito tempo”.
Demonstrando preocupação com a situação, O Governo Federal determinou aos cidadãos americanos que abandonem imediatamente o Iraque. Os funcionários americanos do setor petroleiro foram os primeiros a abandonar aquele país.
BOLSONARO – O Governo Federal brasileiro ainda não fez qualquer comentário oficial após o ataque norte-americano. O presidente da República, Jair Bolsonaro, também não comentou o assunto, tendo afirmado que iria conversar primeiramente, com o ministro Paulo Guedes e o general Augusto Heleno, além do presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco.
Para o Palácio do Planalto, a maior preocupação é com a disparada da inflação, uma vez que a Petrobras vem adotando a política de repassar para o consumidor todas as variações do preço do barril do petróleo e também a variação do valor do dólar.
Hoje (3) de manhã, o barril do petróleo já sofreu as primeiras variações, tendo aumentado para 69 dólares havendo a previsão dos especialistas de que nos próximos dias, poderá chegar aos 80 dólares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar