Por Marcos Lima Mochila

As equipes da Revista Total e do Blog Revista Total têm viajado o Estado de Pernambuco, de ponta a ponta, fazendo pesquisas para apontar os eventuais candidatos à reeleição que sairão vencedores das urnas das eleições municipais de 2020.

30 nomes já foram apresentados, na edição 106 da Revista Total – onde, até outubro de 2020, poderão ocorrer algumas mudanças, em virtude de algumas ações que podem mudar o rumo das preferências dos eleitores. A edição 107 já traz 50 nomes e, até setembro de 2020, teremos as indicações e, consequentemente, a divulgação, dos candidatos mais propensos a se reelegerem, além dos que serão eleitos pela 1ª vez ou, em alguns casos, serão reeleitos mas que, atualmente, não estão à frente das gestões dos seus municípios.

Este método que é utilizado pelas equipes do Grupo Total é conhecido estudo técnico, uma modalidade de pesquisa diferente do que os institutos fazem usualmente, conhecida como Futurismo, que já é muito utilizada em vários países da Europa e da América do Norte.

Um dos nomes da edição 107 é o de Ulisses Felinto Filho, atual prefeito de Timbaúba, município que se situa na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, tendo como limites: ao Norte o Estado da Paraíba; ao Sul, Vicência (PE), a Leste, Ferreiros, Aliança e Camutanga (todos de PE) e a Oeste, Macaparana (PE).

Timbaúba está a uma distância de 100 km até a capital e foi fundada em 8 de abril de 1879, tendo completado este ano 40 anos.

Ulisses Felinto Filho elegeu-se prefeito de Timbaúba, em 2016, pelo PSDB, na coligação A Verdadeira Mudança, com 53.74% dos votos válidos.

O lema da coligação se adaptava bem aos anseios do então candidato Ulisses, pois era isso que ele pretendia realizar em Timbaúba: uma verdadeira mudança.

Eleito, desde o 1º dia de sua gestão ele fez questão de cumprir o que prometera em campanha. Nesses três anos, os timbaubenses conheceram uma nova maneira de administrar.

Uma das primeiras mudanças foi atualizar o pagamento dos salários dos funcionários, que a gestão anterior tinha deixado atrasado, mantendo-os em dia durante toda a sua gestão. Natural de Timbaúba, Ulisses tinha ciência e consciência do que a cidade e os seus cidadãos precisavam e vem desenvolvendo uma gestão que tem contemplado toda a população, em todos o segmentos:

SAÚDE

Com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, Ulisses Felinto realizou diversas obras na área de saúde, destacando-se a reforma da policlínica, a compra de um gerador para upa, policlínica e ambulatório, eliminando um dos problemas que afetavam a qualidade do atendimento nessas unidades de saúde por ocasião de ocorrências de falta de energia elétrica.

EDUCAÇÃO

Promoveu a reforma de 07 escolas com recursos próprios – Maria Emília Dutra, (na qual construiu um bloco infantil com 05 salas todas adaptadas para as crianças), Maria Emília Vasconcelos, Alaíde Muniz, Vila Cruangi, Mário Galvão, Municipal e São José – e a reforma da creche no Alto da Independência. O prefeito leva a sério o setor de educação desde o primeiro dia de governo e, reconhecendo a importância dos gestores e professores, disponibiliza-lhes as melhores condições de trabalho em todas as unidades de ensino, além de oferecer um ambiente escolar adequado para as crianças e adolescentes. Dessa forma, os educadores conseguem transmitir de uma maneira mais adequada os seus conhecimentos e os alunos, por sua vez, adquirem uma capacidade melhor de aprendizado. Como resultado dos investimentos que têm sido realizados em termos de obras e de melhoria da Educação, Timbaúba já conquistou, por dois anos consecutivos (2018 e 2019) o1° lugar no IDEPE em desempenho educacional da Mata Norte de Pernambuco, frutos de um trabalho comprometido com a educação.

OBRAS

Visando melhor estruturar a cidade e melhorar a mobilidade dos pedestres e dos automóveis, várias obras vêm sendo realizadas no município, destacando-se o calçamento de 10 ruas no Ozanan, calçamento em Sapucaia e em Mocozinho, e a reforma de mais de 10 mil metros de galerias, a limpeza do Rio Capibaribe Mirim e a reabertura do Matadouro Público, um anseio da população há muitos anos.

HABITAÇÃO

O prefeito também tem voltado a atenção para a situação de diversas famílias carentes que sonham com casa própria e, em reunião com a direção da Perpart – Pernambuco Participações e Investimentos S/A, uma empresa estadual sob a governança da Secretaria da Casa Civil, conseguiu implementar a regularização fundiária do município e, através do Programa “Propriedade Legal” realizou a entrega de 300 títulos de posse para os moradores da Vila das 300, garantindo o direito à moradia digna para a comunidade local.

ESPORTES e LAZER

O prefeito timbaubense também reconhece que a população, para se sentir mais feliz, também precisa de esportes e lazer. No período momesco deste ano, ocorreu a realização do maior carnaval da história recente da cidade, com a novidade do Baile Municipal na Rua, além de sempre ter-se preocupado em realizar grandes festas no São João e promover festas pra as crianças, com parque grátis, na cidade e nos distritos.Promoveu a criação de torneios e dá apoio a todas as modalidades esportivas, contribuindo também para melhoria da saúde da população.

Outras ações

O prefeito também em tido a perspicácia de analisar programas de outras gestões e de promover a sua melhoria, quando realmente reconhece que importante para o povo. Assim, promoveu a ampliação de programas como a entrega de enxovais e do leite.

Mais de 200 mulheres foram qualificadas com cursos profissionalizantes na Coordenadoria da Mulher, fundada na atual gestão, além de sempre apoiar os artesãos de Timbaúba que, por conta disso, sempre se destacam na Feneart.

Timbaúba conquistou, na gestão de Ulisses Felinto, licença ambiental pela primeira vez na sua história.

Com ações desse tipo, a opinião unânime dos timbaubenses é de que Ulisses Felinto Filho será reeleito para mais 4 anos de administração da cidade, nas próximas eleições municipais, em 2020.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar