População recifense já vivenciou a queima de fogos silenciosa no aniversário da cidade

Postado por Marcos Lima Mochila

Recife terá pela primeira vez, em toda a sua história, um espetáculo de queima de fogos sem estampido, na festa de réveillon promovida pela prefeitura, na praia de Boa Viagem. A decisão foi publicada, após o prefeito Geraldo Júlio acatar uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Apesar de ser novidade, a realização da queima de fogos sem estampido na virada de ano, a capital pernambucana já vivenciou esse espetáculo em março, deste ano, na comemoração do aniversário do Recife. A ideia foi levada pela vereadora Goretti Queiroz (PL), que promoveu essa primeira aparição dos fogos sem barulhos com recursos próprios.

Vereadora Maria Goretti

“Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que teremos a festa de réveillon sem o barulho dos fogos. Provei no início deste ano que podemos fazer um grande espetáculo com o colorido dos fogos sem a necessidade do barulho que, aliás, é extremamente prejudicial aos animais, idosos, crianças e autistas que se assustam com os estampidos”, informou a vereadora.

A prefeitura informou que requereu que as balsas onde serão instalados os equipamentos ficassem a uma distância de 500m da praia, conforme normas estabelecidas pela Marinha do Brasil, Bombeiros e da Unidade de Fiscalização das Atividades Licenciadas e Ordem Pública (Unifalop) da Polícia Civil.

A recomendação foi expedida pela 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com atuação na proteção do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico-Cultural, e visa preservar a saúde física e psicoemocional dos animais. Segundo o texto, tramita na Promotoria uma Notícia de Fato por meio da qual se apura a agressão física e psicológica aos animais provocada pela queima de fogos de artifícios com estampido, sujeitando-os a experiência capaz de causar sofrimento físico-emocional.

Além de Recife, outras cidades também irão realizar a festa da virada de ano com fogos sem barulho, são elas: Campos do Jordão, Poço de Caldas, Florianópolis, São Lourenço do Sul, Vitória e Avenida Paulista – São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar