IMG-20191122-WA0020

O presidente Jair Bolsonaro decidiu trocar três ministros. De acordo com informações divulgadas pela mídia nacional, estão no radar mudanças na Educação, ocupada por Abraham Weintraub, na Casa Civil, com Onyx Lorenzoni e no Turismo com Marcelo Álvaro.

Para o lugar de Marcelo Álvaro, o nome de Gilson Machado, presidente da Embratur, deverá se confirmar no Turismo. Gilson já tinha realizado uma boa passagem pela secretaria nacional de Ecoturismo, mas na Embratur consolidou a sua competência para ser alçado à Esplanada dos Ministérios.

Já para a poderosa Casa Civil, responsável pela articulação política do governo, o nome do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho é lembrado por quem acompanha os bastidores da capital federal. O senador tem conquistado a confiança do presidente pela forma articulada de exercer a função de líder no Senado e poderia ter ainda mais força se assumisse a Casa Civil.

Caso o presidente não queira abdicar de Fernando no Senado, é possível que o deputado federal Fernando Filho seja lembrado para algum ministério, até porque não estaria descartada a realização de novas mudanças ou até mesmo um rodízio de outras pastas para as três que serão efetivamente trocadas. Se pelo menos um pernambucano ascender à condição de ministro, Bolsonaro poderá criar um polo de poder no estado, uma vez que por mais que Fernando e Gilson tenham destaque em suas atuais posições, a caneta de um ministério é um fator de consolidação de força política e antagonismo ao poder constituído pelo PSB em Pernambuco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar